Título: Erico Verissimo: não sou profundo. Espero que me desculpem
Detalhes
074674.pdf
Erico Verissimo (EV)
Erico Verissimo (EV) > Série Produção na imprensa > Erico Verissimo: não sou profundo. Espero que me desculpem
Recorte sobre
Erico Verissimo: não sou profundo. Espero que me desculpem
(Título)
Clarice Lispector (Autoria)
Século XX(Não)
Artigo com comentários de Erico Verissimo sobre as críticas de intelectuais a respeito de sua obra, estadia nos Estados Unidos, personagens importantes, obras adaptadas para o cinema, a literatura infantil no Brasil
Manchete
; 2(folhas)
Possui ilustração: fotografia de Erico Verissimo, de autor não identificado. Na primeira organização do Arquivo Erico Verissimo em 1995, esse documento integrou a classe Publicações na imprensa com o código 03e0283-sd.
Escritora de estatura internacional, Clarice Lispector iniciou a carreira na imprensa como jornalista e repórter do jornal carioca A Noite. Nasceu na aldeia de Tchechelnik, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, mas, desde os cinco anos de idade, viveu no Brasil, para onde se mudou com a família em fuga da dominação comunista no país durante a guerra civil (1918-1921) que se seguiu à Revolução Bolchevique de 1917. Consagrada com uma das maiores ficcionistas brasileiras, escreveu também contos e crônica. Depois de romancista consagrada, voltaria à imprensa sob o pseudônimo de Helen Palmer e passou a conjugar literatura e jornalismo até o fim da vida. Clarice Lispector morreu no dia 9 de dezembro de 1977, na véspera de completar 57 anos, no Rio de Janeiro.
O Arquivo Erico Verissimo chegou ao Instituto Moreira Salles em 2009, proveniente da Associação Cultural Acervo Literário Erico Verissimo (ACALEV). É formado de manuscritos e datiloscritos de obras, além de rascunhos e notas, correspondência, recortes de jornais e de revistas e fotografias.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.