Denominação do documento/obra/objeto: Carta
020381.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
João Etienne Filho
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
23 de março de 1958
Detalhes
020381.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
23 de março de 1958(Não)
Comentários sobre análise de Wilson Martins, vendas de livro de Otto Lara Resende, estadia em Curitiba, produção de livro sobre Euclides da Cunha, tradução de livro de Paul Claudel, peças de Eugène Ionesco, planos de viagem a Europa. Elogios ao livro Senhor do mundo, de Octavio de Faria
32,7(altura) x 21,9(largura); 2(folhas)
As desesperanças, O teatro no Brasil a partir de 22, A careca, A lição, O Senhor do mundo, [Atração], Boca do inferno
Há nota de Otto Lara Resende: R. 18.7.58. Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Correspondência Passiva. Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Maritain; Mendonça.
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;Homem de vasta erudição, Francisco Iglésias conhecia bem os clássicos e se mantinha atento aos modernos. Nasceu em Pirapora (MG), em 28 de abril de 1923, e graduou-se em geografia e história pela Universidade Federal de Minas Gerais. Com os amigos Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino, Autran Dourado, Wilson Figueiredo e outros fundou a revista literária Edifício. A partir de 1949, fez carreira acadêmica na Faculdade de Ciências Econômicas – FACE/UFMG, onde ensinou História Econômica Geral e do Brasil e História Social e Política do Brasil. Francisco Iglésias morreu no dia 21 de fevereiro de 1999, em Belo Horizonte.
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![-;-;-;5ª feira, 13 de agosto - dia do canhoto...;-;-;-;-;-;Amizade com JK é plataforma de candidatos no DF;-;Trecho de carta em verso livre transposto;-;-;Cordélia e o Peregrino;-;-;Foi quando Bejo compreendeu...;-;-;-;O braço direito: dossiê (Olhai as aves do céu...);-;-;-;-;As polêmicas mineiras;-;-;J.K.F.;-;-;-;-;-;Uma borboleta, daquelas...;-;-;-;-;-;23 de outubro de 1906;-;-;A serpente acariciada;-;-;Bestiário de Deus;-;Mas vinha dando ao seu jeito...;-;Poema;-;A caminho;-;São Manuel Bueno - personagem...;-;A crônica vicia e limita muito;-;-;Bula do egoísmo francês;-;-;O braço direito: dossiê (BD: Onde estão os manuscritos...);O duplo e sua pepita de ouro;-;-;-;-;-;Compaixão: Dalai Lama. Olhar misericordioso;-;-;-;-;Adultério não é questão central de Dom Casmurro;-;-;A idade da razão;-;-;Ontem, nunca;-;Brasileiro acha que inspirou Alfonsín;[O homem de sete partidas];-;-;-;Índios Quatramani: nome de guerra...;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;O voto e o bode;Frágeis baleias ameaçadas;Casebre, casa, casaréu;Puer natus est;Como é de conhecimento...;Resposta a uma pergunta a Paulo Mendes Campos...;O segredo do viúvo;Montaigne et le moi...;As pompas do mundo;O elefante não se reproduz no cativeiro...;O braço direito: dossiê (Os agudos...);Balanço;Livro - nada é mais promovido...;Inflação, a invicta...;Obras completas...;A fazendeira de crianças;À margem das blagues, das sátiras e até do mundo, vive a Academia (de Letras?);A música que o Brasil não ouve;A política acima dos partidos;A viagem dos garotos;Academia Mineira de Letras;Alceu Amoroso Lima;Artur Anselmo: em defesa do livro e da leitura;Atenção aos sinais;A boca do inferno;Bom motivo;Como um espírito morto;A violência na tv é um bode expiatório](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/11354_ca_object_representations_media_586307_medium.jpg)