Name of the document/work/object: Carta
021213.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Francisco Iglésias
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
24 de fevereiro de 1970
Details
021213.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
24 de fevereiro de 1970(Não)
Comentários sobre o projeto de Otto Lara Resende de microfilmagem de documentação brasileira em Portugal, os órgãos que poderiam custear o projeto, Marcelo de Vasconcellos Coelho como reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, os planos de morar no estrangeiro, o artigo de Julien Benda relativo a André Gide
28(height) x 21.5(width); 3(folhas)
Artigo de Julien Benda
Há nota de Otto Lara Resende: R. Francisco Iglésias. Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Correspondência Passiva. Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Maria Pilar.
Homem de vasta erudição, Francisco Iglésias conhecia bem os clássicos e se mantinha atento aos modernos. Nasceu em Pirapora (MG), em 28 de abril de 1923, e graduou-se em geografia e história pela Universidade Federal de Minas Gerais. Com os amigos Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino, Autran Dourado, Wilson Figueiredo e outros fundou a revista literária Edifício. A partir de 1949, fez carreira acadêmica na Faculdade de Ciências Econômicas – FACE/UFMG, onde ensinou História Econômica Geral e do Brasil e História Social e Política do Brasil. Francisco Iglésias morreu no dia 21 de fevereiro de 1999, em Belo Horizonte.;Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![-;As grandes amizades;Aparição de Mário;-;-;-;-;-;-;-;1) A mula de Tales...;-;-;-;A luz de uma consciência;-;-;Os que trabalham sem dificuldade...;-;-;-;-;-;-;Aventura do cotidiano;-;-;-;-;O halo do ex-gordo em torno da cara...;-;-;-;-;[Índio Tiuré];-;Ditos/Naturezas/Ocupações;-;-;-;-;-;Rua General Dionísio, 53;-;-;A Paris do início do século;-;-;-;-;-;-;Abismo do desejo (On the loose);-;-;-;-;Mons mortis;-;-;Procura;A certa altura de 1947...;-;-;Meus amigos, podeis dizer-me a verdade...;-;-;[Nota];-;-;-;-;Rio S. Paulo - anos 50...;-;-;-;A asa negra do anjo;-;-;Conversa em família;-;-;-;-;-;-;Viva Minas!;Quem batizou foi o vigário...;Ponto de saturação;-;-;Indochina bucólica;-;-;-;-;-;-;Combinar a fortuna com...;-;-;-;A conquista: os americanos;-;-;-;-;-;À esquerda, um aspecto geral do banquete no Copacabana Palace;-;-;-;Um gato na presidência;-;-;-;Morte;-;-;-;-;-;Tant que j'ai vecu...;-;-;-;-;Manuscrito cursivo/Escrever de mãos...;-;-;-;-;-;-;-;-;Antonio Callado escrever é um ato de liberdade;Brasil tem catástrofe;-;-;-;Testamento do desencantado;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Bumbo demais, caixa de menos;Brasil: mão e contramão - um salto no tempo, um pulo no espaço/Rio - Juiz de Fora;Senhor Otto Lara Resende;Estudante no Brasil: um exame de violência;A cilada;1. O apartamento da G...;O braço direito: dossiê (BD: Dia chuvoso...);Matar o bicho/Lioz importado...;Ulisses Lacaua/SQN...;Naquela tarde quente...;Notas no tempo;Múcio Leão/João Ribeiro...;A glória de ser pobre;A morte do memorialista;Adeus ao verso-mamulengo;Ainda mulher;Álvaro Lins, criador de ideias;Baratas gigantes, algumas medindo até cinco centímetros de comprimento;Boca do inferno;Brasil perde grande líder católico e apostólico intelectual, diz CNBB;A Nelson Rodrigues;Visão ideal;Amarginal, o livro: diário de bordo](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/5676_ca_object_representations_media_586289_medium.jpg)