Name of the document/work/object: Carta
021233.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Francisco Iglésias
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
9 de julho de 1987
Details
021233.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
9 de julho de 1987(Não)
Comentários sobre a viagem de Otto Lara Resende ao Saara, a morte de Álvaro Vieira Pinto, o estado de saúde de Maria Julieta Drummond de Andrade e Marco Aurélio de Moura Mattos, a política do Brasil, a candidatura de Álvaro Pacheco à Academia Brasileira de Letras
31.3(height) x 21.6(width); 1(folhas)
Há nota de Otto Lara Resende: R. 12.8.87. Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Correspondência Passiva.
Homem de vasta erudição, Francisco Iglésias conhecia bem os clássicos e se mantinha atento aos modernos. Nasceu em Pirapora (MG), em 28 de abril de 1923, e graduou-se em geografia e história pela Universidade Federal de Minas Gerais. Com os amigos Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino, Autran Dourado, Wilson Figueiredo e outros fundou a revista literária Edifício. A partir de 1949, fez carreira acadêmica na Faculdade de Ciências Econômicas – FACE/UFMG, onde ensinou História Econômica Geral e do Brasil e História Social e Política do Brasil. Francisco Iglésias morreu no dia 21 de fevereiro de 1999, em Belo Horizonte.;Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;Escritora e cronista consagrada, Maria Julieta Drummond de Andrade nasceu em 04 de março de 1928, em Belo Horizonte (MG). Aos seis anos, mudou-se para o Rio de Janeiro. É conhecida a afinidade intelectual e de personalidade entre Maria Julieta e o pai, Carlos Drummond de Andrade. Iniciou carreira literária aos 17 anos, quando publicou a novela A busca, em 1946. Formada em Línguas Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), desempenhou admirável trabalho a favor das letras brasileiras na Argentina. Lecionou literatura na Universidade de Buenos Aires (UBA) e foi diretora do Centro de Estudos Brasileiros. Promoveu o diálogo entre escritores brasileiros e argentinos, por meio de seminários, entrevistas, exposições e traduções para o espanhol. Seus textos, compostos com graça, boa dose de humor e marcados pela observação atenta do cotidiano, foram reunidos em duas antologias: Um buquê de alcachofras, de 1980, e O valor da vida, do ano seguinte. Para o público infantil, publicou, em 1986, Loló e o computador e, no ano seguinte, Gatos e pombos. Maria Julieta Drummond de Andrade faleceu em 05 de agosto de 1987, no Rio de Janeiro.;general;diretor;vice-presidente da República
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![-;-;-;-;A esphynge do paranympho;-;Discourse l'Ambassade de la France;-;-;-;Já vim penteado da Bahia...;-;-;Ai dos mineiros...;-;-;A ilustre companhia, na ABL;-;-;Amnésia;Abertura de boca fechada;[Discurso sobre Camilo Castelo Branco];-;-;-;Ao povo de Curitiba;Qual é o signo do Brasil?;Sabem por que Adão e Eva...;-;-;-;-;Motorist [inglês], apud...;-;-;-;-;O narrador do B. da A...;-;-;-;-;-;-;-;-;Notas;-;-;-;Capote: perder no capote...;-;-;A sina sinistra dos canhotos;As Pompas do Mundo;-;-;-;-;Molho de peixes...;-;Estive pensando em todos...;-;-;-;24 de setembro;-;-;A tarde me envolve;-;-;A capitulação de Capitu;-;-;-;-;Bibliografia e indicação crítica;-;-;O braço direito: dossiê (As maçãs...);-;-;-;O braço direito: dossiê (10,2: O coração do sábio...);-;Nava e a barba. Os pelos e s/sentido...;-;A culpa foi só minha;-;-;Advogado afirma que sósia de Honecker é o réu do processo;Língua legal;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;A poeira da glória;Gato gato gato;Rei de Brodósqui;Notas para O baile de aleluia;A novela substitui o antigo...;Itinerário de Cabo Frio;Os princípios e o fim;O retrato na gaveta;Padre Antonio Ribeiro Pinto...;O braço direito: dossiê (Sem sangue, não há testemunho...);Velhas imagens, velhos ventos ...;Rubem Braga e Borges em B.A./Um país fantasmagórico...;O livro procura o leitor...;A festa é sua, a festa é nossa;À margem do herói fracassado;A política e o tédio;A vida com paixão de Pompeu de Sousa;Academia: hoje, o novo imortal;Alceu de Amoroso Lima morre do coração aos 90 anos;As andorinhas de Nossa Senhora;Atenção: curva perigosa;A boca do inferno;O conto português: hoje](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/49415_ca_object_representations_media_586309_medium.jpg)