Denominação do documento/obra/objeto: Carta
023214.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Helio Pólvora
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
12 de março de 1992
Detalhes
023214.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
12 de março de 1992(Não)
Notícia de envio de cópia de texto sobre Capitu publicado no jornal A Tarde. Referência a fotografia de Otto Lara Resende publicada no jornal Folha de S. Paulo por ocasião do lançamento do livro O elo partido. Pedido de envio do livro. Promessa de produção de resenha no jornal A Tarde. Elogios à colaboração de Otto Lara Resende para o jornal Folha de S. Paulo. Referência a reportagem de Otto Lara Resende sobre Oswald de Andrade. Manifestação de tristeza com o falecimento de Marco Aurélio de Moura Mattos. Referência a participação em comissão julgadora
31,4(altura) x 21,2(largura); 3(folhas)
D. Casmurro, O elo partido e outras histórias, Heart of darkness, Minas Gerais, [A vaca premiada contra o taradão ilustre]
Há nota de Otto Lara Resende: R. 5.6.1992. Na primeira organização do arquivo, dada pelo IMS em 2005, esse documento integrou a subsérie Correspondência passiva com a notação C-CP- Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Luiz Alberto.
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![-;-;[Biografia];-;-;-;-;-;Quando Tadeu, por um anúncio...;-;-;-;Para um conto, ou quem sabe passagem de romance [O baile de aleluia];-;-;Confesso que a ideia de morar...;-;-;-;-;A chaleira do estafeta;-;Alérgicos;-;-;-;Primavera;Todos os caminhos se cruzam no Marrocos;-;André: serviço militar...;-;-;Êntico, um moço que caiu...;-;O braço direito: dossiê (BD: São Martinho dividiu...);-;-;LE: no Vietname só se lembra...;-;-;-;Conversa remunerada;-;-;Soneto de criação;São desgraças do Brasil...;Candidato de calva à mostra;-;-;-;-;-;Euclydes da Cunha (1902)...;-;-;A irresponsabilidade abreviou sua vida;-;Firigudum borogodó...;-;A modernidade da ficção de Camilo;Segunda mão;-;-;-;-;-;-;-;-;O Quixote a propósito do governo...;-;A telenovela e a supressão da angústia;Ausência de Collor gera rumores e derruba as bolsas;Aquele rapaz meio maluco e sonhador;-;-;Interurbano;-;-;-;Querer 24 hs por dia...;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Letra morta;O diálogo impossível;A passagem de mais um ano...;Verde é verba;O preto Antero...;Cuspir no chão...;O braço direito: dossiê (O crucifixo na mão do defunto...);Langrista...;Não. Não há alvorada na minha vida...;Marguerite Duras acha que até 2020...;Merejar [água]/Seráfita, Balzac...;A águia da Ilha ataca novamente;A Editora do Autor em poesia e prosa;A volta de Zé Américo;Acontece por aí:;Agradecimentos;Ano 74 (?);Apólogo do general;As confissões de Nelson Rodrigues (cap. CCXIII);Bloch afirma que não vende a TV Manchete por preço algum;A boca do inferno;Bufo e Spallanzani e Eu;Doce mistério da morte;Um pouco de autobiografia](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/44292_ca_object_representations_media_586324_medium.jpg)