Denominação do documento/obra/objeto: Bilhete
025736.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Ana Vinhas
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
setembro de 1992
Detalhes
025736.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Bilhete
setembro de 1992(Sim)
Comentário sobre crônica de Otto Lara Resende a respeito da lua. Referência a entrevista de Otto Lara Resende a revista Elle. Elogios ao livro de Ruy Castro sobre Nelson Rodrigues. Elogios a entrevista de Hélio Pellegrino publicada no livro De corpo inteiro, de Clarice Lispector. Elogios a peça de teatro com Paulo Autran. Indagação sobre reescritura de livro
10,5(altura) x 15,1(largura); 1(folhas)
De corpo inteiro, [O anjo pornográfico], [O braço direito], Nova, com licença
Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Correspondência Passiva, com notação C-CP-
Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Debora; Inês
Há pessoas cujo nome citado está parcialmente identificado: Debora; Inês
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;Escritora de estatura internacional, Clarice Lispector iniciou a carreira na imprensa como jornalista e repórter do jornal carioca A Noite. Nasceu na aldeia de Tchechelnik, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, mas, desde os cinco anos de idade, viveu no Brasil, para onde se mudou com a família em fuga da dominação comunista no país durante a guerra civil (1918-1921) que se seguiu à Revolução Bolchevique de 1917. Consagrada com uma das maiores ficcionistas brasileiras, escreveu também contos e crônica. Depois de romancista consagrada, voltaria à imprensa sob o pseudônimo de Helen Palmer e passou a conjugar literatura e jornalismo até o fim da vida. Clarice Lispector morreu no dia 9 de dezembro de 1977, na véspera de completar 57 anos, no Rio de Janeiro.;repórter da redação;A trajetória de Paulo Autran reflete a evolução do movimento teatral no país. Nasceu em 07 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro (RJ) e, formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Chegou a advogar por sete anos até conhecer a atriz Tônia Carrero quando tratou imediatamente de fechar o escritório de advogado em São Paulo e subir ao palco para encenar Esquina perigosa, com o grupo Artistas Amadores, os AA. Entre Rio de Janeiro e São Paulo, encenou as peças Um deus dormiu lá em casa, em 1949 e Seis personagens à procura de um autor, em 1959, com o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). EM 1956, ao lado de Tônia Carrero e Adolfo Celi, na Companhia Tonia Celi-Autran, encena a peça Otelo. Torna-se empresário e monta e protagoniza peças como Édipo rei e Macbeth. Em 1962, protagoniza a versão brasileira do musical My fair lady, ao lado de Bibi Ferreira, com quem, dez anos depois, volta a contracenar em O homem de la Mancha. Paulo Autran também foi ator de cinema e televisão. Em 1999, aos 77 anos, casou-se com a atriz Karin Rodrigues. Morreu em São Paulo, em 12 de outubro de 2007.
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
