Denominação do documento/obra/objeto: Carta
026061.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Franklin Jorge
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
(Autoria)
Otto Lara Resende
(Destinatário)
16 de agosto de 1992
Detalhes
026061.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
16 de agosto de 1992(Não)
Comentário sobre a atividade jornalística. Envio de manuscrito. Pedido de comentário crítica. Pedido de ajuda na publicação. Envio de roteiro de entrevista publicação no Jornal O Rio Branco
28,2(altura) x 19,3(largura); 2(folhas)
Possui 10 selos. Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Correspondência com o código OLR-C-CP-
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;Escritora de estatura internacional, Clarice Lispector iniciou a carreira na imprensa como jornalista e repórter do jornal carioca A Noite. Nasceu na aldeia de Tchechelnik, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, mas, desde os cinco anos de idade, viveu no Brasil, para onde se mudou com a família em fuga da dominação comunista no país durante a guerra civil (1918-1921) que se seguiu à Revolução Bolchevique de 1917. Consagrada com uma das maiores ficcionistas brasileiras, escreveu também contos e crônica. Depois de romancista consagrada, voltaria à imprensa sob o pseudônimo de Helen Palmer e passou a conjugar literatura e jornalismo até o fim da vida. Clarice Lispector morreu no dia 9 de dezembro de 1977, na véspera de completar 57 anos, no Rio de Janeiro.
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![-;-;Poema no sono;-;A conquista: os portugueses;-;-;-;Antônio de Lara Resende;-;-;-;[A ideograma chinês de Pandora];-;-;-;Montoeira - janta por jantar...;-;-;-;O braço direito: dossiê (BD: Tinha cogitado de organizar...);-;-;O braço direito: dossiê (Por que n me matou...);-;A estreia de Quintana há 50 anos;-;-;-;-;As urnas do lobisomem;A magia do grande livreiro;-;-;Modo de ser: várias versões;-;-;-;-;-;-;-;Anote, além do Zyloric...;-;-;-;-;-;Vítimas do violino Bibi. C. Lacerda...;-;-;A paz do encantado;-;-;Barretto Filho, uma trajetória intelectual;-;Boca no trombone;-;-;Três pares de patins;-;-;-;-;Castigo;-;-;-;-;Fracassos: texto...;-;-;-;-;Dança buthô. Mestre Kazuo Ohno...;-;-;-;ABL;-;-;-;-;-;-;Did;Discurso: A esphynge do paraninpho;-;-;-;-;-;-;-;Fundamentos da zoantropia;Monólogo filosófico sobre o tempo;-;-;Rol: as quinze melhores obras. 2) Crônica não é peso morto. 3) Homenagem ao poeta Alberti: 60 anos;-;Adeus, Carlos;-;-;-;-;-;-;-;Proximidade da luz;A última tarde/Dia da pátria/Viva a pátria/Pombos assustados;-;-;-;Bodoque - nome de lugar...;-;-;-;A barba e o malho;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Israel Pinheiro;O Cruzeiro...;O errado destino do discurso;Machado de Assis...;A quem, meu Deus, a quem?;[Cássio];Deixar de fumar é...;O braço direito: dossiê (BD: Dia da Cruz);Cambão para amansar boi...;Você é uma menina muito perspicaz...;Mecanismo do poder...;Os amigos, polarizados em todo Estado...;Bruno Giorgi, escultor...;A revista Cultura;Ainda o velho Braga;Arrancada final;Assim não dá;A boca do inferno de Otto Lara Resende;Bodas de prata, bodas de nada;Brasil tem catástrofe?;[A grande posse dos pobres: as guerras sujas];Poema do homem dormindo;Poema que não fiz](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/21800_ca_object_representations_media_586293_medium.jpg)