Title: Brasil: arquive-se
Details
031739.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Produção na imprensa > Brasil: arquive-se
Recorte de
Brasil: arquive-se
(Título)
Otto Lara Resende (Autoria)
7 de agosto de 1983(Não)
Artigo
O Globo, seção: O País
; 1(folhas)
Grande circo místico, Lembranças de velhos, O cérebro de Euclides está abandonado sob uma pia, no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio, Diários Associados, O Cruzeiro, O Globo, Senhor
Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Correspondência Passiva, com notação OLR-MP-POLR-2155. Originalmente no dossiê Artigos 1983. Documentos organizados em sequência cronológica decrescente, pasta A-Z, marca Mercurio, preta e branca, com índice dos artigos publicados em 1983.
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;Ministro
presidente do Grupo Ultra
Ministro da Previdência Social;repórter da redação
presidente do Grupo Ultra
Ministro da Previdência Social;repórter da redação
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![Um antecipador;-;No dia...;-;-;-;-;Quem ama o perigo...;-;-;-;A mulher absoluta (Pat and Mike);-;-;Não solte a franga. Pelo menos assim de saída...;-;-;-;-;-;-;Por quem dobram os sinos;-;-;Já se tornou um lugar-comum...;-;-;-;País periférico [HJ]...;-;-;Virtudes profissionais e cívicas, portanto...;-;-;-;-;-;-;-;Horóscopo do Brasil;-;-;-;-;-;O dia em que o Pol Pot viu a uva;-;A uva é um ser [fruto]...;-;-;O braço direito: dossiê (Na casinha);-;-;-;-;100 anos depois;-;-;-;-;-;-;O despertar para o aqui e agora: sinopse;-;Notas para esboço de um compromisso;-;-;-;-;Gangorra;-;Notas sem destino;-;Notas adolescentes;-;-;-;A belle époque do jornal;-;-;Adeus, sertão;-;-;-;A criada de Herculano;-;-;-;-;-;-;-;Helio Pellegrino, Belo Horizonte, feliz e contente da vida...;-;Em 1772 fundou-se o Grande Oriente da França...;-;-;16 de outubro...;-;-;O braço direito: dossiê (BD: O homem justo...);-;-;Grilhões de ouro...;-;-;-;A família de Henrique;-;-;Amargurado;-;Belo Horizonte enoitada...;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Adeus AI-5;O poeta e o dever;Um raio pode apagar a luz;Sonho de 27 de agosto...;Notei em seu admirável As pompas do mundo...;Confissão e testamento;O grande roedor;O braço direito: dossiê (O Cel. morre, a Riachinho...);Montar no porco com a mão...;Adalberto analisa Eduardo...;As palavras penetram...;Obviously a suicide is the opposite...;A piedosa arte de matar;A saída do naufrágio;A verdade e a honra militar;Academia/A alma da gente de Minas;Alá, meu bom alá;Ao céu, Alceu;Arte e literatura Infantil;As meninas da new generation estão com a a cabeça vidrada pelo charme de André Lara Resende;Astres e desastres;Belmiro Braga: o João de Deus de Minas/A poesia jocosa de Belmiro Braga;A boca do inferno;Brasil: arquive-se;Ode XXXI;Otto Lara Resende.../São João del-Rei...](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/93849_ca_object_representations_media_586299_medium.jpg)