Título: Rosa rosae rosam
Detalhes
035690.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Produção na imprensa > Rosa rosae rosam
Recorte de
Rosa rosae rosam
(Título)
Otto Lara Resende (Autoria)
21 de setembro de 1976(Não)
Artigo
O Globo
; 1(folhas)
História letrária de Eça de Queiroz, Gênio sadio, Grande Sertão: Veredas, Magma, Nasce um escritor, Sagarana, Uma grande estréia, Um Sr. Elói Pontes, Une saison en enfer, Uniforme de gala, Boletim de Ariel, Correio da Manhã, Diário de notícias, O Globo
Documento em suporte de papel sulfite. Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Produção de Otto Lara Resende, com notação OLR-MP-POLR-749, e encontrava-se no dossiê 1) "Otto Lara Resende/ 1971 a 1976"; 2) "Otto Lara Resende/ artigos-1976" [O Globo]. 1) Recortes arquivados pelo escritor em pasta fichário com a inscrição: 1971 a 1976. Os documentos estão colados em suporte de papel craft amarelo, a pesquisa optou por mantê-los como foram encontrados; 2) Recortes arquivados pelo escritor em pasta fichário (preta) com a inscrição Artigos 1976". Os documentos estavam grampeados em suporte de papel sulfite, a pesquisa optou por retirá-los. Para diferenciar o dossiê designamos seu nome por : "artigos 1976"[O Globo].
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;presidente da República
Presidente
Presidente
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
