Título: Edifício do Brasilianische Bank für Deutschland
Detalhes
004VP002.jpg
Vincenzo Pastore
Vincenzo Pastore > Edifício do Brasilianische Bank für Deutschland
Edifício do Brasilianische Bank für Deutschland
(Título atribuído)
Vincenzo Pastore (Autoria)
circa 1910(Data de produção)
1905 - 1915(Datas-limite)
Edifício de três pavimentos na esquina da rua 15 de Novembro, em primeiro plano, com rua Três de Dezembro, em direção à praça da Sé, ocupado no térreo pelo Brasilianische Bank für Deutschland. O edifício remanescente, utilizado hoje pelo BFB - Banco Francês e Brasileiro, apresenta um andar adicional. Foi construído em dois blocos, sendo que o da esquina foi erguido após 1905-1906, onde ficava anteriormente o escritório do Correio Paulistano. À direita, vê-se o prédio ocupado até a virada do século pela Casa Garraux, fundada em1860 (atual nº 250), com nome indicado no toldo. Atenção para placa de ponto de parada na luminária suspensa.
Imagens anteriormente publicadas na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Fotografia - Papel
GELATINA/ Prata
P&B
24(altura) x 18(largura)(imagem/dimensão total)
Externa, Retrato, Vertical, Cena de rua, Diurna, Pessoas, Aspectos urbanos, Arquitetura, Rua Quinze de Novembro (São Paulo), Rua 3 de Dezembro, Edifício do Brasilianische Bank für Deutschland
PESQUISA: MENDES, Ricardo. "Coleção Vincenzo Pastore - Comentários e orientação para identificação das fotos". IMS, São Paulo, 1997. LIVROS (ver lista bibliográfica codificada): 1) sp1900/BK, p.26-27, 32, 34-35; lsp/JEG-CC, p.70.
O iltaliano Vicenzo Pastore nasceu em 1865 na cidade de Casamassima e chegou ao Brasil no início da década de 1890, período de grande imigração italiana em São Paulo. Em 1894 já estava estabelecido na cidade e parece ter mantido também um ateliê em Potenza, na Itália, em 1898. Fez bastante sucesso como retratista e tinha como assídua colaboradora nos trabalhos de laboratório a esposa Elvira Leopardi Pastore. Em 1914 volta à Itália e inaugura um estúdio em Bari. No entanto, essa volta dura pouco por conta da eclosão da Primeira Guerra Mundial, e Pastore decide regressar ao Brasil. Faleceu em 1918 em São Paulo.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Vincenzo Pastore/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
