Título: Barcos no rio Tamanduateí
Detalhes
004VP023001.jpg
Vincenzo Pastore
Vincenzo Pastore > Barcos no rio Tamanduateí
Barcos no rio Tamanduateí
(Título atribuído)
Vincenzo Pastore (Autoria)
circa 1910(Data de produção)
1910 - 1918(Datas-limite)
Trecho do rio Tamanduateí com dois barcos, um levando 4 pessoas, sendo um senhor de guarda-chuva, e o outro, 1 criança e um rapaz. Ao fundo, entre as árvores, fundos de construções, provavelmente situadas em rua paralela ao rio, correspondendo à rua Santa Cruz da Figueira, no Brás.
EXPOSIÇÃO: São Paulo de Vincenzo Pastore. Instituto Moreira Salles. São Paulo, SP. JAN/1997 (IMAGEM NO CATÁLOGO).Imagens anteriormente publicadas na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Fotografia - Papel
GELATINA/ Prata
P&B
12,3(altura) x 17,3(largura)(imagem)
12,9(altura) x 18(largura)(dimensão total)
12,9(altura) x 18(largura)(dimensão total)
Horizontal, Paisagem, Retrato, Diurna, Pessoas, Transportes, Acidente Geográfico, Flora / Vegetação, Rio Tamanduateí, Rio
PESQUISA: MENDES, Ricardo. "Coleção Vincenzo Pastore - Comentários e orientação para identificação das fotos". IMS, São Paulo, 1997.
O iltaliano Vicenzo Pastore nasceu em 1865 na cidade de Casamassima e chegou ao Brasil no início da década de 1890, período de grande imigração italiana em São Paulo. Em 1894 já estava estabelecido na cidade e parece ter mantido também um ateliê em Potenza, na Itália, em 1898. Fez bastante sucesso como retratista e tinha como assídua colaboradora nos trabalhos de laboratório a esposa Elvira Leopardi Pastore. Em 1914 volta à Itália e inaugura um estúdio em Bari. No entanto, essa volta dura pouco por conta da eclosão da Primeira Guerra Mundial, e Pastore decide regressar ao Brasil. Faleceu em 1918 em São Paulo.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Vincenzo Pastore/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
