Título: [Colégio Aplicação da UFRJ - 1968]
Título: [Colégio Aplicação da UFRJ - 1968]
Detalhes
000561.pdf
Ana Cristina Cesar (ACC)
Ana Cristina Cesar (ACC) > Série Produção intelectual > [Colégio Aplicação da UFRJ - 1968]
estudo
[Colégio Aplicação da UFRJ - 1968]
(Título)
Ana Cristina Cesar (Autoria)
1968(Não)
Dossiê referente às disciplinas Português, Latim, Francês, Inglês, Ciências Sociais, Biologia e História com estudos, textos em prosa e desenhos
Papel
32,8(altura) x 23(largura); 187(folhas)
Parte do material em cópia mimeografadada e fotocópia. Possui timbre: Colégio de Aplicação da Faculdade Nacional de Filosofia do Estado do Rio de Janeiro. Ana Cristina Cesar frequentou o Colégio de Aplicação da Faculdade Nacional de Filosofia do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o histórico escolar, constituíam o currículo do modo Clássico as seguintes disciplinas: Português, Latim, Francês, Inglês, Ciências Sociais, Biologia, História, Geografia e Filosofia - Estudo Moral e Cívico. Folhas numeradas pelo arquivista. O conjunto das disciplinas foram organizados, primeiramente, pelos trabalhos datados, seguidos pelos não datados. Na primeira organização do Arquivo Ana Cristina Cesar, dada pelo IMS em 2002, registrada em base Access, esse documento integrou a série Manuscritos com a notação ACC-M-MACC-91.
Poeta de privilegiada consciência crítica, Ana Cristina Cesar destacou-se na década de 1970 por uma poesia intimista marcada pela coloquialidade. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 2 de junho de 1952 e cursou Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Incluída na antologia 26 poetas hoje, organizada por Heloisa Buarque de Hollanda em 1975, fez parte da geração de intérpretes de uma liberdade estética incomum que aproximou leitor e poesia por meio de informalidade e aparente improviso. Ana Cristina Cesar morreu no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1983.
O Arquivo Ana Cristina Cesar chegou ao Instituto Moreira Salles em 1999. Conserva numerosos cadernos com anotações diversas, rascunhos de poemas, traduções, notas de leitura, de reflexões e observações gerais, além de outros originais da autora. Contém correspondência, desenhos, fotografias, recortes de jornal e de revista.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.