Título: Pedra de Itapuca
Detalhes
0071530cx004-01.jpg
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > Pedra de Itapuca
Pedra de Itapuca
(Título atribuído)
Marc Ferrez (Autoria)
circa 1890(Data de produção)
1880 - 1890(Datas-limite)
Vista da Pedra de Itapuca, praia de Icaraí (Niterói). Pedra de Itapuca, em Niterói, trata-se de um monumento natural localizado entre as praias de Icaraí e das Flechas, sob a designação indígena de Itapuca (pedra furada) por haver tido, em sua forma original, um túnel natural. A pedra foi parcialmente demolida por ordens do Presidente da Província, Conselheiro Pedreira, para dar prosseguimento ao Plano de Arruamento de 1840-1841, criando uma comunicação direta entre os bairros do Ingá e Icaraí.
Livro: Marc Ferrez/Rio; organização de Sergio Burgi e Mariana Newlands. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2015; Göttingen: Steidl, 2015.
Negativo - Vidro
GELATINA/ Prata
P&B
15(altura) x 30(largura)(imagem/dimensão total)
Panorama, Baía de Guanabara
Caderno sem título (Inventário manuscrito de negativos e fotografias de Marc Ferrez), p. 49 - "Catalogue des vues 15 x 30 (caixa) nº 04";
Nascido em 1843 no Rio de Janeiro, Marc Ferrez, filho de franceses, registrou meio século de transformações ocorridas no país. Do Império à República retratou eventos históricos e projetos emblemáticos de reconhecimento do território e da modernização do país. Nas últimas duas décadas de sua vida experimentou a fotografia em cores e dedicou-se ao negócio do cinema, ao lado dos filhos, tornando-se um dos principais distribuidores e difusores da nova arte no Brasil. Após residir na França de 1915 a 1922, com um curto intervalo no Brasil em 1920, faleceu no Rio de Janeiro em 1923.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
