Título: Docas e Mercado da Praia do Peixe
Detalhes
0071824cx019-12.JPG
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > NEGATIVOS DE VIDRO > 18x24 > Docas e Mercado da Praia do Peixe
Docas e Mercado da Praia do Peixe
(Título atribuído)
Marc Ferrez (Autoria)
circa 1880(Data de produção)
1875 - 1885(Datas-limite)
Vista do Mercado da Praia do Peixe, próximo a atual rua do mercado. Foi na Praia do Peixe, que ia originalmente do bairro da Misericórdia até o Arsenal de Marinha, que apareceu o primeiro mercado da cidade, inicialmente ao relento e depois abrigado numa ampla casa desenhada por Grandjean de Montigny. Sua construção teve início em 1825 e ficou pronto somente em 1841. Quando o prefeito Pereira Passos iniciou as obras de modernização da cidade o mercado primitivo (que já havia sido em parte destruído por um incêndio, em 1904) foi demolido (em 1911) e em seu lugar foi levantado um prédio metálico, construído na Inglaterra e na Bélgica e projetado por Alfredo Azevedo Marques. Com cinco torres metálicas que delimitavam seu espaço, hoje resta apenas uma, na qual funciona um restaurante. Ao lado do mercado havia ainda um cais para a atracação dos barcos peixeiros, construído pelo engenheiro Borja Castro.
Fotografia publicada no portal Brasiliana Fotográfica.
Exposição "O Paço, a Praça e o Morro", realizada no Paço Imperial do Rio de Janeiro de 24 de junho a 28 de agosto de 2016.
Exposição "O Paço, a Praça e o Morro", realizada no Paço Imperial do Rio de Janeiro de 24 de junho a 28 de agosto de 2016.
Negativo - Vidro
GELATINA/ Prata
P&B
18(altura) x 24(largura)(imagem/dimensão total)
Externa, Horizontal, Paisagem urbana, Diurna, Mercado da Praia do Peixe
Fotografia geolocalizada para o projeto ImagineRio: https://www.imaginerio.org/pt
Caderno sem título (Inventário manuscrito de negativos e fotografias de Marc Ferrez), p. 009 - "Catalogue des vues 18 x 24 (caixa) nº 19";
Livro "Instituto Moreira Salles (org.). O Brasil de Marc Ferrez. São Paulo: IMS, 2009, pág. 168"
Livro "Instituto Moreira Salles (org.). O Brasil de Marc Ferrez. São Paulo: IMS, 2009, pág. 168"
Nascido em 1843 no Rio de Janeiro, Marc Ferrez, filho de franceses, registrou meio século de transformações ocorridas no país. Do Império à República retratou eventos históricos e projetos emblemáticos de reconhecimento do território e da modernização do país. Nas últimas duas décadas de sua vida experimentou a fotografia em cores e dedicou-se ao negócio do cinema, ao lado dos filhos, tornando-se um dos principais distribuidores e difusores da nova arte no Brasil. Após residir na França de 1915 a 1922, com um curto intervalo no Brasil em 1920, faleceu no Rio de Janeiro em 1923.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
