Título: Canal do Mangue
Detalhes
0072430cx47-08.jpg
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > NEGATIVOS DE VIDRO > 24x30 > Canal do Mangue
Canal do Mangue
(Título atribuído)
Marc Ferrez (Autoria)
circa 1905(Data de produção)
1900 - 1910(Datas-limite)
A região onde foi construído o Canal era conhecida como Mangal de São Diogo, uma extensa baixada arenosa, de mangues, formada por diversos rios e um braço de mar que se estendia da atual ponte dos Marinheiros até a Praça Onze. Ficava no caminho para o Engenho Velho e dificultava a passagem direta para a zona norte da cidade. Em 1835 foi projetado um canal que coletasse a água dos rios que ali desaguavam e para receber a entrada do mar. As obras ficaram prontas em 1860, depois que o Barão de Mauá ganhou uma concessão do Governo Imperial para explorá-las. Estava pronto, assim, o Canal do Mangue. Em 1876 foram feitas limpeza e restauração dos muros e pontes e plantadas palmeiras. Foi também aterrada uma área sobre o mangue, que ficou conhecida como Aterrado.
Publicada no livro "O Brasil de Marc Ferrez" - 2005 p. 180-181Imagens anteriormente publicadas na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Negativo - Vidro
GELATINA/ Prata
P&B
24(altura) x 30(largura)(imagem/dimensão total)
Externa, Horizontal, Diurna, Aspectos urbanos, Paisagismo, Flora / Vegetação, Canal do Mangue
Fotografia geolocalizada para o projeto ImagineRio: https://www.imaginerio.org/pt
Livro: Brasil Gerson, História das ruas do Rio, Editora: Brasiliana, 1965, pg. 170 e 171; Sanson, M. e Vasquez, P. ORJFL, p. 62 e 63.
Nascido em 1843 no Rio de Janeiro, Marc Ferrez, filho de franceses, registrou meio século de transformações ocorridas no país. Do Império à República retratou eventos históricos e projetos emblemáticos de reconhecimento do território e da modernização do país. Nas últimas duas décadas de sua vida experimentou a fotografia em cores e dedicou-se ao negócio do cinema, ao lado dos filhos, tornando-se um dos principais distribuidores e difusores da nova arte no Brasil. Após residir na França de 1915 a 1922, com um curto intervalo no Brasil em 1920, faleceu no Rio de Janeiro em 1923.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Marc Ferrez/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
