Title: Mercado Municipal do Rio de Janeiro, ou, mercado da Praça XV de Novembro
Details
007A5P3F10-082.jpg
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > Fichários > 007A5P3F10 > Mercado Municipal do Rio de Janeiro, ou, mercado da Praça XV de Novembro
Mercado Municipal do Rio de Janeiro, ou, mercado da Praça XV de Novembro
(Título atribuído)
Augusto Malta (Autoria)
7 de novembro de 1911(Data de produção)
Quiosque em frente ao mercado municipal da Praça XV. Os quiosques eram pequenas construções de madeira em estilo oriental localizadas em praças, largos e ruas da cidade. Considerados símbolos do atraso por serem frequentados pela gente humilde, foram retirados quando da reforma modernizadora promovida por Pereira Passos no início do século XX. O primeiro mercado municipal teve sua construção iniciada em 1825, projetado pelo francês Grandjean de Montigny, que ficou pronto somente em 1841. Quando Passos iniciou as obras de modernização da cidade, o mercado primitivo (que já havia sido em parte destruído por um incêndio, em 1904) foi demolido e em seu lugar foi levantado um prédio metálico, construído na Inglaterra e na Bélgica e projetado por Alfredo Azevedo Marques. Com cinco torres metálicas que delimitavam seu espaço, hoje resta apenas uma, na qual funciona um restaurante.
Imagens anteriormente publicadas na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Exposição "O Paço, a Praça e o Morro", realizada no Paço Imperial do Rio de Janeiro de 24 de junho a 28 de agosto de 2016.
Exposição "O Paço, a Praça e o Morro", realizada no Paço Imperial do Rio de Janeiro de 24 de junho a 28 de agosto de 2016.
Fotografia - Papel
GELATINA/ Prata
P&B
17.8(height) x 23.8(width)(imagem)
20.3(height) x 25.5(width)(dimensão total)
20.3(height) x 25.5(width)(dimensão total)
Cena de rua, Diurna, Externa, Horizontal, Retrato, Comércio / Serviços, Indumentária, Pessoas, Alimentos, Arquitetura, Bares e Restaurantes, Centro do Rio de Janeiro, Praça XV de Novembro, Praça 15 de Novembro, Praça Quinze de Novembro
RJEAC, p.48/49; http://www.marcillio.com/rio/enceprqu.html; RJBA, p. 81.
Augusto César Malta de Campos (1864 - 1957). Alagoano, viveu no Rio de Janeiro, produção principal: 3 primeiras décadas do séc. XX. Nasceu em Paulo Afonso, na Província de Alagoas, em 1864. Em 1900 iniciou suas atividades como fotógrafo amador, recebendo parte de seu aprendizado de Marc Ferrez. Em 1903 foi nomeado Fotógrafo Oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro pelo Prefeito Moreira Passos. Deve-se a Malta a mais importante documentação fotográfica do Rio de Janeiro nas três primeiras décadas do século XX. Ele registrou toda a transformação urbana ocorrida na cidade nesse período: demolições, construções, retificações de praças, logradouros e edifícios históricos, além de fotografar os personagens da cidade. Suas fotos foram utilizadas nas primeiras publicações ilustradas como Fon-Fon, Careta, Kosmos, entre outras, e em cartões postais. Malta pode ser considerado um dos precursores do fotojornalismo no país. Faleceu em 1957 no Rio de Janeiro.
This image is in the public domain and can be downloaded freely. Please cite the author's name followed by Acervo Instituto Moreira Salles. IMS is not responsible for any edits or uses that may defame the intellectual property of the image.
Em domínio público
Augusto Malta/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
