Título: Os primeiros ônibus do Rio
Detalhes
007A5P4F02-041.jpg
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > Fichários > 007A5P4F02 > Os primeiros ônibus do Rio
Os primeiros ônibus do Rio
(Título atribuído)
Augusto Malta (Autoria)
circa 1917(Data de produção)
1917 - 1920(Datas-limite)
Os primeiros modelos de veículos de transporte coletivo movidos a vapor surgiram entre os séculos XVIII e XIX, com o advento da revolução industrial inglesa. No Brasil, a cidade do Rio de Janeiro foi a primeira na qual circulou um ônibus, ainda movido a tração animal. Em 1908, o serviço de auto-ônibus foi inaugurado na cidade fazendo o percurso Praça Mauá-Passeio Público e, eventualmente, Av. Central-Praia Vermelha. A concessionária Auto-Avenida assinava em 1911 contrato com a Prefeitura para estabelecer um serviço definitivo entre a Avenida e a Praia Vermelha. Em 1913, outro contrato foi firmado, com uma empresa diferente, para a instalação de uma linha entre a Av. Central e a Praça Tiradentes. Em 1917, a Prefeitura aprova as plantas para um novo tipo de auto-ônibus cujos carros, construídos nos EUA, seriam movidos a eletricidade. Finalmente em agosto de 1918 inaugurou-se o serviço, sendo a concessão transferida em dezembro do mesmo ano para a companhia Light.
Imagens anteriormente publicadas na antiga base Bireme, na página do IMS na WEB.
Reprodução fotomecânica - Papel
MEIO-TOM
P&B
18(altura) x 15,3(largura)(imagem)
21,5(altura) x 15,3(largura)(dimensão total)
21,5(altura) x 15,3(largura)(dimensão total)
Diurna, Externa, Retrato, Vertical, Ônibus, Flora / Vegetação, Transportes, Aspectos urbanos, Arquitetura, Rodoviário, Avenida Central (Rio de Janeiro), Avenidas, Avenida Rio Branco (Rio de Janeiro)
http://www.gidion.com.br/hp/curiosidades/historia.asp; http://www.milbus.com.br/revista_portal/revista_cont.asp?484
Augusto César Malta de Campos (1864 - 1957). Alagoano, viveu no Rio de Janeiro, produção principal: 3 primeiras décadas do séc. XX. Nasceu em Paulo Afonso, na Província de Alagoas, em 1864. Em 1900 iniciou suas atividades como fotógrafo amador, recebendo parte de seu aprendizado de Marc Ferrez. Em 1903 foi nomeado Fotógrafo Oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro pelo Prefeito Moreira Passos. Deve-se a Malta a mais importante documentação fotográfica do Rio de Janeiro nas três primeiras décadas do século XX. Ele registrou toda a transformação urbana ocorrida na cidade nesse período: demolições, construções, retificações de praças, logradouros e edifícios históricos, além de fotografar os personagens da cidade. Suas fotos foram utilizadas nas primeiras publicações ilustradas como Fon-Fon, Careta, Kosmos, entre outras, e em cartões postais. Malta pode ser considerado um dos precursores do fotojornalismo no país. Faleceu em 1957 no Rio de Janeiro.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Augusto Malta/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
