Denominação do documento/obra/objeto: Carta
Denominação do documento/obra/objeto: Carta
000011.pdf
Ana Cristina Cesar (ACC)
Ana Cristina Cesar
(Autoria)
Armando Freitas Filho
(Destinatário)
(Autoria)
Armando Freitas Filho
(Destinatário)
1983
Detalhes
000011.pdf
Ana Cristina Cesar (ACC)
Ana Cristina Cesar (ACC) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
1983
Comentário sobre produção de história Aventura na Casa Atarracada. Comentário sobre versificação e alteração do poema Na beira, com os olhos abertos. Comentário sobre o ato de escrever. Recomendação de leitura do poema Ode marítima, de Fernando Pessoa.
33(altura) x 21,5(largura); 1(folhas)
Aventura na casa atarracada, Na beira, com os olhos abertos, Ode marítima
Fotocópia. Segundo Armando Freitas Filho, em visita ao IMS-RJ, em 19 de março de 2001, esse documento não foi escrito por Ana Cristina Cesar às vésperas de sua morte, como muitos acreditam, mas pelo menos quatro meses antes. No verso do documento há nota manuscrita de Waldo Cesar. Na primeira organização do Arquivo Ana Cristina Cesar, dada pelo IMS em 2002, registrada em base Access, esse documento integrou a subsérie Correspondência ativa com a notação ACC-C-CA-17.
Poeta de privilegiada consciência crítica, Ana Cristina Cesar destacou-se na década de 1970 por uma poesia intimista marcada pela coloquialidade. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 2 de junho de 1952 e cursou Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Incluída na antologia 26 poetas hoje, organizada por Heloisa Buarque de Hollanda em 1975, fez parte da geração de intérpretes de uma liberdade estética incomum que aproximou leitor e poesia por meio de informalidade e aparente improviso. Ana Cristina Cesar morreu no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1983.
O Arquivo Ana Cristina Cesar chegou ao Instituto Moreira Salles em 1999. Conserva numerosos cadernos com anotações diversas, rascunhos de poemas, traduções, notas de leitura, de reflexões e observações gerais, além de outros originais da autora. Contém correspondência, desenhos, fotografias, recortes de jornal e de revista.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.