Name of the document/work/object: Bilhete
000058.jpg
Ana Cristina Cesar (ACC)
Maria Luiza Cesar
(Autoria)
Não identificado
(Destinatário)
(Autoria)
Não identificado
(Destinatário)
6 de janeiro de 1991
Details
000058.jpg
Ana Cristina Cesar (ACC)
Ana Cristina Cesar (ACC) > Série Documentos complementares > -
Bilhete
6 de janeiro de 1991
Envio da bibliografia de Ana Cristina Cesar para inclusão de observações
33(height) x 21.6(width); 5(folhas)
Fortuna crítica de Ana Cristina Cesar
Fotocópia. Possui anexo: bibliografia intitulada Fortuna crítica de Ana Cristina Cesar. Na primeira organização do Arquivo Ana Cristina Cesar, dada pelo IMS em 2002, registrada em base Access, esse documento integrou a subsérie Correspondência de terceiros com a notação ACC-C-CT-20.
Poeta de privilegiada consciência crítica, Ana Cristina Cesar destacou-se na década de 1970 por uma poesia intimista marcada pela coloquialidade. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 2 de junho de 1952 e cursou Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Incluída na antologia 26 poetas hoje, organizada por Heloisa Buarque de Hollanda em 1975, fez parte da geração de intérpretes de uma liberdade estética incomum que aproximou leitor e poesia por meio de informalidade e aparente improviso. Ana Cristina Cesar morreu no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1983.
O Arquivo Ana Cristina Cesar chegou ao Instituto Moreira Salles em 1999. Conserva numerosos cadernos com anotações diversas, rascunhos de poemas, traduções, notas de leitura, de reflexões e observações gerais, além de outros originais da autora. Contém correspondência, desenhos, fotografias, recortes de jornal e de revista.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![A teus pés;Papai Noel esperto não entra nessa de best-seller;[Malditos marginais hereges];Ana Cristina no palco;Notícias de Espanha: peço notícias...;Bertold Brecht, o teatro épico;Bibliografia;-;Poema óbvio;Ana Cristina Cesar, toda a poesia. Pelos olhos do amigo, também poeta;A teus pés;-;Biografia de uma geração;Anunciada;Salão Nacional de Poesia vai começar nesta sexta no CECHP;O desabafo;Um encontro marcado para a poesia brasileira;Diálogo entre dois peregrinos (numa estalagem);Las meninas;Jornal da Juventude Infantil: Até o ano que vem...;Ana C.: a poesia roubou a noite;-;-;Adelia solar, Ana lunar;Lilith informa;Itaú mostra Ana Cristina Cesar em vídeo;Lançamentos agitam mercado literário;Lá fora;Cabeça;Senhor A;Segunda;Beatriz Segall encena poemas de Lya Luft na peça O lado fatal;Os dez mais vendidos da semana;Sobre a integridade...;-;-;-;-;-;-;Dez anos sem Ana Cristina;Em memória de Ana Cristina Cesar (1952-1983);O amor inventado;O feminino em Ana Cristina Cesar: uma questão de ponto de vista?;Tudo que eu nunca te disse;Tudo que eu nunca te disse;Encomenda;History of europe 1870 - 1950;Jornal da Juventude Infantil: História em cores...;Localizaste o tempo...;Olho muito tempo...;Oposição pai/mãe...;(Quase) Reflexões sobre a Ode marítima e a Ode (quase) marítima;Ziraldo, o Carteiro...;Captam aptos tantos tons...;Este anúncio melancolicamente prova que...;Ana Cristina Cesar, poeta, letrista...;A face oculta de Dali;A aluna era brilhante, mas plagiou a professora;Ana C.: a letra apaixonada ou a paixão letrada?;Escritos da Inglaterra revela o trabalho de tradutora minuciosa;Ana C. O anjo ainda registra;Ana Cristina Cesar;Faz algum tempo...;A desconhecida Djuna, uma grande escritora menor;A poesia já faz best-seller;Por que escritores cometem suicídio;Dickinson e a voz da imortalidade;Malditos: a boa colheita paulista;Literatura de Ana C., dissimulada em missivas;Ana Cristina Cesar;Escritos da Inglaterra;Escritos no Rio;Salão de Poesia Psiu Poétco apresentará filmes culturais;Vídeos no Magnetoscópio;Novas assinaturas poéticas;A literatura no divã da psicanálise;Leitura de Poesia Moderna Traduzida;Ana Cristina;Mitologias;Ali ao lado, no Caribe;Um romantismo com vergonha de si mesmo;Lição de pluralismo;Vida e obra de um poeta-ícone;A loucura dos cães;A ficção dos anos 70;Estrutura fundiária;Ana Cristina Cesar;Estrutura ideológica;Desenhos;Singular e anônimo;A tradução iluminada;Soneto relâmpago](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/38652_ca_object_representations_media_187575_medium.jpg)