Denominação do documento/obra/objeto: Carta
000059.jpg
Ana Cristina Cesar (ACC)
Waldo Cesar
(Autoria)
Adélia Prado
(Destinatário)
(Autoria)
Adélia Prado
(Destinatário)
21 de agosto de 1991
Detalhes
000059.jpg
Ana Cristina Cesar (ACC)
Ana Cristina Cesar (ACC) > Série Documentos complementares > -
Carta
21 de agosto de 1991
Envio de recorte de jornal. Comentário sobre tradução de poemas de Ana Cristina Cesar por Michel Riaudel e Pauline Alphen. Demonstração de apreço. Comentário sobre anotações de Ana Cristina Cesar no livro Bagagem, de autoria da destinatária.
13(altura) x 21(largura); 1(folhas)
Bagagem
Possui anexo: artigo Adelia solar, Ana lunar, de Julia Maues, de [jun. 1991]. Ver série Produção na imprensa para o anexo. Ver série Material de divulgação para a programação do seminário Universo Poético de Ana Cristina Cesar, mencionado na carta. Na primeira organização do Arquivo Ana Cristina Cesar, dada pelo IMS em 2002, registrada em base Access, esse documento integrou a subsérie Correspondência de terceiros com a notação ACC-C-CT-22.
Poeta de privilegiada consciência crítica, Ana Cristina Cesar destacou-se na década de 1970 por uma poesia intimista marcada pela coloquialidade. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 2 de junho de 1952 e cursou Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Incluída na antologia 26 poetas hoje, organizada por Heloisa Buarque de Hollanda em 1975, fez parte da geração de intérpretes de uma liberdade estética incomum que aproximou leitor e poesia por meio de informalidade e aparente improviso. Ana Cristina Cesar morreu no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1983.
O Arquivo Ana Cristina Cesar chegou ao Instituto Moreira Salles em 1999. Conserva numerosos cadernos com anotações diversas, rascunhos de poemas, traduções, notas de leitura, de reflexões e observações gerais, além de outros originais da autora. Contém correspondência, desenhos, fotografias, recortes de jornal e de revista.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![Saudades da Ana C.;[Marisete, era a];-;O anjo ainda registra;Lembranças de Ana Cristina;Escritos no Rio;Originais;O feminino em Ana Cristina Cesar: uma questão de ponto de vista?;Os cabelos da mulher de vidro;Em memória de Ana Cristina Cesar (1952-1983);A marca do piano;O perigo do dragão, desejo e paixão da Bruna Lombardi poeta;In and out of grace;A teus pés;Arquivo em dia de chuva;Cartas cariocas;-;Painel sobre a poeta Ana Cristina Cesar;Um homem uma mulher no Centro de Letras;Caro senhor, é com prazer...;Entre a caneta e o pincel;A sexualidade feminina;A nova lírica dos anos 90;Oku;-;Anarquia feliz;De la supériorité de la littérature anglaise-américaine;-;-;-;-;A teus pés;Livraria Xanam;Era noite, Vera...;Jornal da Juventude Infantil: Historietas: Luisinha e Luisão...;O enigma;Sra. Reitora do...;Diário louco de uma solitária prisioneira do tempo;Ana Cristina;Saudades de tudo;Nada disimula el apuro del amor;Arquivo das artes;Lançamento de A teus pés será nesta quinta;Para além da tentação do silêncio;VI Salão Nacional de Poesias Psiu começa amanhã;Digital;Luzes sobre o enigma Ana C.;[Camilo Castelo Branco: Amor de perdição];Eu a 9-8-66...;[Atenção cuidado com os batedores de carteiras];Anorexigênico](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/66739_ca_object_representations_media_187554_medium.jpg)