Title: Ana Cristina Cesar em edição para argentinos
Details
000677.jpg
Ana Cristina Cesar (ACC)
Ana Cristina Cesar (ACC) > Série Produção na imprensa > Ana Cristina Cesar em edição para argentinos
Recorte sobre
Ana Cristina Cesar em edição para argentinos
(Título)
Marco Chiaretti (Autoria)
15 de março de 1993
Notícia
Jornal do Brasil, seção: Caderno B
; 1(folhas)
Guantes de gamuza y otros poemas, A teus pés, Cenas de abril, Correspondencia completa, Luvas de pelica
Há notas manuscritas de Waldo Cesar. Há fotocópia. Possui ilustração: imagem fotográfica de Ana Cristina Cesar, de autoria não identificada. Na primeira organização do Arquivo Ana Cristina Cesar, dada pelo IMS em 2002, registrada em base Access, esse documento integrou a série Matéria extraída de publicação com a notação ACC-MP-POA-132.
Poeta de privilegiada consciência crítica, Ana Cristina Cesar destacou-se na década de 1970 por uma poesia intimista marcada pela coloquialidade. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 2 de junho de 1952 e cursou Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Incluída na antologia 26 poetas hoje, organizada por Heloisa Buarque de Hollanda em 1975, fez parte da geração de intérpretes de uma liberdade estética incomum que aproximou leitor e poesia por meio de informalidade e aparente improviso. Ana Cristina Cesar morreu no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1983.
O Arquivo Ana Cristina Cesar chegou ao Instituto Moreira Salles em 1999. Conserva numerosos cadernos com anotações diversas, rascunhos de poemas, traduções, notas de leitura, de reflexões e observações gerais, além de outros originais da autora. Contém correspondência, desenhos, fotografias, recortes de jornal e de revista.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![Adormecendo, um riso contraditório...;A babble of voices;-;Poesia é uma ou duas linhas e por trás uma imensa paisagem…;[À mão livre];Universo poético de Ana Cristina Cesar;Três novos poetas se autofinanciam e não estão reclamando. Uma ex-poetisa diz amém!;República da escrivaninha;Palavras cruzadas diretas;Quem tem medo de teoria?;-;Idade Média: feudalismo...;A morte da jovem poeta;A teus pés;Introduction au vraisemblable;-;Exílios;Ana Cristina Cesar em edição para argentinos;Estreia hoje à noite;Tempo de tudo editar;Feira do Poeta;Poetas da Polônia sitiada;L. Fernando Cardoso: As verdades são verdades e não são;Querido Bennett...;Perfil de uma geração;-;-;-;Ana Cristina;Manuscritos da Literatura Brasileira;Esquecimento;Jornal da Juventude Infantil: O Jornal da Juventude Infantil foi criado...;Maior conhecimento da...;O melhor teatro Cara cruel;Nada, esta espuma/Enciclopédia delta/Casablanca;Brinquedo fatal;Ana Cristina Cesar: a vocação do abismo;Vídeo mostra os medos e conflitos de Ana C.;A arte da vida e da morte;Bola fora na academia;98 livros para ler em 98;Planeta también competirá en la producción nacional de libros;Suicídio anunciado;Carta aos desconhecidos;[from Ana é memória];[Elefantes]](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/68410_ca_object_representations_media_187557_medium.jpg)