Title: Ponte Princesa Isabel
Details
014ALAM00228.jpg
Pedro Corrêa do Lago
Pedro Corrêa do Lago > Álbuns > Alb.002-Vistas de Pernambuco > Ponte Princesa Isabel
Ponte Princesa Isabel
(Título atribuído)
Moritz Lamberg (Autoria)
circa 1880(Data de produção)
1875 - 1885(Datas-limite)
É a última ponte sobre o rio Capibaribe, antes de sua junção com o Rio Beberibe, atrás do Palácio do Campo das Princesas.
Seu projeto original foi do engenheiro francês Louis Léger Vauthier e a construção feita a cargo do engenheiro inglês William Martineau. Foi a primeira ponte de ferro do Recife.
Seu projeto original foi do engenheiro francês Louis Léger Vauthier e a construção feita a cargo do engenheiro inglês William Martineau. Foi a primeira ponte de ferro do Recife.
Fotografia - Papel
ALBUMINA/ Prata
MONOCROMÁTICA
20.7(height) x 27.3(width)(imagem)
Aspectos urbanos, Externa, Horizontal, Cena de rua, Paisagem urbana, Diurna
O nome oficial da ponte é controverso. Há documentação citando Ponte Santa Isabel. Porém muitas pessoas a denominam Ponte Princesa Isabel e este nome aparece em plantas e documentos da prefeitura. Tal controvérsia se dá possivelmente por a referida ponte ligar a Rua Princesa Isabel (em sua esquina com a Rua da Aurora) aos fundos do Teatro de Santa Isabel, na Praça da República (na confluência da Rua do Sol). Há ainda algum documento antigo onde a mesma é denominada Ponte Pedro II, embora não seja assim conhecida pelos recifenses.
Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Santa_Isabel. Visualizada no dia: 28/10/14
Alfredo Krausz (1902 - 1953). Húngaro, viveu no Brasil (SP) a partir de 1924. Produção principal: décadas de 1920 e 1930. Nasceu em Budapeste em 1902, no auge do império austro- húngaro. Jovem ainda se apaixona pela fotografia, ganha sua primeira câmera e passa a fotografar amigos e familiares, além de cidades tais como, Paris, Zurique e Viena. Estudou medicina em Pádua, a partir de 1918, mas continuou fotografando com sua Leica. Em 1924 veio ao Brasil, em viagem turística, e fotografou o Rio de Janeiro e São Paulo, cidade onde fixou residência em 1925. Em 1926 passou a trabalhar como executivo da Light & Power, e neste período fotografou a serra do mar e as usinas elétricas.Em 1929 começou a trabalhar na Fotoptica com Ladislau Farkas. Durante alguns anos, de 1938 a 1946, realizou diversas viagens pelo Brasil e outros países da América do Sul fotografando. Faleceu em 1953 em acidente de carro em Jundiaí, SP.
This image is in the public domain and can be downloaded freely. Please cite the author's name followed by Acervo Instituto Moreira Salles. IMS is not responsible for any edits or uses that may defame the intellectual property of the image.
Em domínio público
Moritz Lamberg/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
