Title: Vista da Glória a partir do Outeiro
Details
014GL36.jpg
Pedro Corrêa do Lago
Pedro Corrêa do Lago > Vista da Glória a partir do Outeiro
Vista da Glória a partir do Outeiro
(Título atribuído)
Georges Leuzinger (Autoria)
circa 1866(Data de produção)
1861 - 1871(Datas-limite)
Em fotografia tirada do Outeiro da Glória, podemos ver a enseada da Glória com a Lapa e o Passeio ao fundo. À direita vemos o Morro do Castelo, primeira área ocupada na cidade depois do descobrimento. A igrejinha que vemos logo abaixo do Morro do Castelo é a de Santa Luzia, a mais antiga da cidade. Foi erguida em 1592 por pescadores e passou por duas grandes reformas, em 1752 e 1872. Há indícios de que o lugar onde se encontra hoje não é o mesmo de 1592; suas paredes estavam em situação precária e era muito perto do mar, motivos para reconstruí-la em terreno melhor. Este novo local não era distante e foi doado pela Irmandade de mesmo nome, criada por volta de 1519. À esquerda, bem abaixo, vemos um pedaço do Mercado da Glória, construído em 1857 e demolido durante as reformas urbanas entre 1903 e 1906. A cadeia de montanhas bem ao fundo faz parte da Serra dos Órgãos.
Fotografia - Papel
ALBUMINA/ Prata
MONOCROMÁTICA
19(height) x 24(width)(imagem/dimensão total)
36(height) x 36.8(width)(dimensão total)
36(height) x 36.8(width)(dimensão total)
Externa, Diurna, Paisagem
Fotografia geolocalizada para o projeto ImagineRio: https://www.imaginerio.org/pt
Livro: Brasil Gerson, História das ruas do Rio, Editora: Brasiliana, 1965, pg. 91;
Site: www.centrodacidade.com.br/cultura; Sanson, M. e Vasquez, P. ORJFL, p. 87.
Site: www.centrodacidade.com.br/cultura; Sanson, M. e Vasquez, P. ORJFL, p. 87.
Georges Leuzinger (1813-1892) passou à posteridade como proprietário da Casa Leuzinger. Começou como papelaria e oficina de encadernação em 1840, quando o emigrado suíço adquiriu a loja "Ao livro Vermelho". Em 1845, aproximadamente, acrescentou-lhe uma oficina de estamparia e gravura. Em 1852 adquiriu a Typografia Francesa que manteve (parece que com interrupções) até, pelo menos, 1889. Depois, empolgou-se pela fotografia, atividade em que sua casa realizou a sua mais notável obra iconográfica, ao lado da infinidade de livros que imprimiu e muitas vezes editou. Diversos fotógrafos trabalharam em seu ateliê, como o alemão Franz Keller e Marc Ferrez, que ali teve sua iniciação fotográfica.
This image is in the public domain and can be downloaded freely. Please cite the author's name followed by Acervo Instituto Moreira Salles. IMS is not responsible for any edits or uses that may defame the intellectual property of the image.
Em domínio público
Georges Leuzinger/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural