Título: Glória, Santa Teresa, Passeio Público e Santa Luzia
Detalhes
014GLAS086.jpg
Pedro Corrêa do Lago
Pedro Corrêa do Lago > Álbuns > Alb.003-Rio de Janeiro > Glória, Santa Teresa, Passeio Público e Santa Luzia
Gloria, Sta. Thereza, Passeio Publico, Sta. Luzia ( de Villegaignon)
(Título original)
Glória, Santa Teresa, Passeio Público e Santa Luzia
(Título atribuído)
Georges Leuzinger (Autoria)
circa 1866(Data de produção)
1861 - 1870(Datas-limite)
Da ilha de Villegaignon, Leuzinger faz uma vista que abarca os bairros importantes e nobres da época como a Glória e Santa Teresa, e mostra ainda o Passeio Público e a Igreja de Santa Luzia. A Glória havia acabado de ser reformulada, em 1857, pelo Vereador Haddock Lobo, que levantou novo mercado. Santa Teresa ainda era um bairro em crescimento, em que as velhas chácaras iam dando lugar à abertura de ruas. Mais à direita figura, pequenina, a Igreja de Santa Luzia. Já a Ilha de Villegaignon foi fortificada pelo comandante francês que lhe dá o nome e que fundou a França Antártica no século XVI, antes de ser expulso pelos portugueses. Mem de Sá se referiu a fortaleza da ilha como a que parece "a mais forte do mundo". No século XVIII foi reforçada com mais uma bateria de canhões. Já no século XX abrigou a Escola Naval.
Fotografia publicada no portal Brasiliana Fotográfica.
Fotografia - Papel
ALBUMINA/ Prata
MONOCROMÁTICA
18,5(altura) x 23,7(largura)(imagem/dimensão total)
Acidente Geográfico, Flora / Vegetação, Externa, Horizontal, Diurna, Glória, Santa Teresa, Ilha de Villegagnon
Fotografia geolocalizada para o projeto ImagineRio: https://www.imaginerio.org/pt
Georges Leuzinger (1813-1892) passou à posteridade como proprietário da Casa Leuzinger. Começou como papelaria e oficina de encadernação em 1840, quando o emigrado suíço adquiriu a loja "Ao livro Vermelho". Em 1845, aproximadamente, acrescentou-lhe uma oficina de estamparia e gravura. Em 1852 adquiriu a Typografia Francesa que manteve (parece que com interrupções) até, pelo menos, 1889. Depois, empolgou-se pela fotografia, atividade em que sua casa realizou a sua mais notável obra iconográfica, ao lado da infinidade de livros que imprimiu e muitas vezes editou. Diversos fotógrafos trabalharam em seu ateliê, como o alemão Franz Keller e Marc Ferrez, que ali teve sua iniciação fotográfica.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Georges Leuzinger/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural