Denominação do documento/obra/objeto: Cartão
044054.jpg
Rachel de Queiroz (RQ)
Ana Teresa Lins e Silva
(Autoria)
Rachel de Queiroz
(Destinatário)
(Autoria)
Rachel de Queiroz
(Destinatário)
18 de janeiro de 2002
Detalhes
044054.jpg
Rachel de Queiroz (RQ)
Rachel de Queiroz (RQ) > Série Correspondência pessoal > -
Cartão
Patricia/Carlos Eduardo/Cristiano
18 de janeiro de 2002
Convite para jantar comemorativo de aniversário de 90 anos de Evandro Lins e Silva
; 1(folhas)
Uma das maiores romancistas brasileiras, dona de prosa vigorosa e enxuta, Rachel de Queiroz foi também cronista excepcional. Nasceu em Fortaleza (CE), em 17 de novembro de 1910, e aos dezesseis anos começou a atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1945, ano em que deu início a trinta anos de colaboração como cronista na revista O Cruzeiro, período em que deu continuidade à sua obra de romancista. Morreu no Rio de Janeiro, em 4 de novembro de 2010.
O Arquivo Rachel de Queiroz chegou ao Instituto Moreira Salles em 2006. É composto de originais, como o de um livro de poemas até então inédito intitulado “Mandacaru”, publicado pelo IMS em 2010, e de grande parte de recortes de jornal com a sua produção de cronista. Destacam-se os recortes de jornal com as primeiras colaborações da autora na imprensa do Ceará, material reunido por sua mãe, Clotilde, em um álbum conservado por Alba Frota, amiga da escritora.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![Buquê de flores oficiais;-;-;Os 95 anos dos soldados de fogo;Deus está vendo!;-;-;Morreu João Cabral, poeta;-;Os navios;-;-;Os tiranos;-;Chumbo miúdo;Ano velho;-;-;Regresso;Eleições e partidos;-;-;-;-;-;Portugueses e paraíbas;Divulgação;Willy Brand;-;Donos do carnaval;-;-;A eleição do crioulo doido;-;Garrucha, revólver e demais armas de fogo;-;Gente e bicho;-;-;O homem e a megalópole;-;Propriedade (II);-;O martírio do Líbano;-;Mais uma onda de sangue...;-;Já não se fazem mais bandidos como antigamente;-;Não matarás;Caçador;-;-;-;O Rio após o dilúvio;-;Sinal vermelho;-;Talvez não seja sonho;-;O caminho da perdição;-;-;O tempo que passa, as vidas que vão;-;Meu querido Marcos Terena;-;-;Os executivos eclesiais;Um apelo ao presidente;Ainda a seca;-;O pacto;Consumo;-;A Batalha da Imprensa;Um exemplo para os dias maus;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;[Cara a Cara: entrevista concedida por Rachel de Queiroz];A participação da mulher;Foi aqui na calçada;O caso desses índios;A frágil plantinha da democracia;Amistoso;Cantiga de obrigado;Dora Doralina;Frei Leopoldo O.F.M.;Iaiá, fruta de conde;Meu tio Adriano;O céu bonito pra chover;O menino e o caravelle;Os fatores da educação;Safra;A legião dos idealistas;A Nação dos nordestinos;A revolta dos pretorianos;Aí vem a hora da decisão;América;As Batalhas de Itararé;As mil faces de Dinah;Atualidade;Cem anos de Prestes;Exército Brancaleone;Las dos muertes;Louvado seja Deus, existe a Regina Casé!;Nosso velho problema;O céu é do condor;Quem sabe nos devolvem o carnaval;Um, dois, três;Viagem;A fraternidade morena](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/33369_ca_object_representations_media_585931_medium.jpg)