Title: Escola de Comércio Álvares Penteado
Details
002004aGA004.JPG
Instituto Moreira Salles
Instituto Moreira Salles > ÁLBUM DE GUILHERME GAENSLY > Escola de Comércio Álvares Penteado
47 - Escola de Commercio Alvares Penteado
(Título original)
Escola de Comércio Álvares Penteado
(Título atribuído)
Guilherme Gaensly (Autoria)
circa 1925(Data de produção)
1923 - 1928(Datas-limite)
A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - surgiu no início do século XX, para suprir uma necessidade, cada vez maior, de mão-de-obra especializada na gestão de empresas, numa época em que a capital paulista passava por importante processo de expansão industrial e comercial. Quem propôs a abertura de uma escola voltada para o ensino comercial foi o professor Horácio Berlinck, que teve apoio de um grupo de empresários, entre eles o conde Antônio Álvares Penteado. Foi então fundada, em 1902, a Escola Prática de Comércio que, sem sede própria, utilizava as salas de aula do Curso Anexo da Faculdade de Direito de São Paulo. O problema foi resolvido com a doação, pelo conde, de um grande terreno no Largo de São Francisco, no qual ele próprio mandou construir o novo edifício, inaugurado em 1908. Em 1923 a antiga Escola Prática de Comércio foi rebatizada com o nome de seu benfeitor, o conde Álvares Penteado e, além de ensino técnico, passou a oferecer também ensino superior. Em tempo, o prédio do Largo de São Francisco ficou pequeno e a Escola mudou-se, na década de 1970, para um edifício na Avenida Liberdade. A antiga sede, tombada pelo patrimônio, passou a abrigar o Centro de Estudos Álvares Penteado - CEAP - , com cursos de especialização.
Fotografia - Papel
GELATINA/ Prata
P&B
21.5(height) x 28(width)(imagem)
Educação, Arquitetura, Externa, Horizontal, Diurna, Escola de Comércio Álvares Penteado
http://www.fecap.br/PortalNovo/interna.asp?Caminho=Fecap_Nossa_historia&left=Sobre
O artista suíço Guilherme Gaensly (1843-1928) foi um dos principais fotógrafos do início do século XX na cidade de São Paulo, quando, a serviço de companhias como a São Paulo Tramway, Ligth & Power, documentou as intensas mudanças urbanas. Mesmo tendo iniciado suas atividades em Salvador, estão em terras paulistas imagens que se multiplicaram com sua assinatura, como casarões cafeeiros do interior e mansões dos emergentes bairros da belle époque, premiadas em mostras como a 'Louisiana Purchase Exposition', em Saint Louis (EUA), no ano de 1904.
This image is in the public domain and can be downloaded freely. Please cite the author's name followed by Acervo Instituto Moreira Salles. IMS is not responsible for any edits or uses that may defame the intellectual property of the image.
Em domínio público
Guilherme Gaensly/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
