Title: Mosteiro de São Bento
Details
002004aGA010.JPG
Instituto Moreira Salles
Instituto Moreira Salles > ÁLBUM DE GUILHERME GAENSLY > Mosteiro de São Bento
Mosteiro de São Bento
(Título atribuído)
Guilherme Gaensly (Autoria)
circa 1920(Data de produção)
1915 - 1925(Datas-limite)
A Basílica de São Bento, na verdade Basílica de Nossa Senhora da Assunção, faz parte do conjunto arquitetônico do Mosteiro de São Bento, que inclui ainda o Colégio de São Bento. O Mosteiro foi fundado em 1598 pelo paulista Simão Luís, posteriormente conhecido como Frei Mauro Teixeira, discípulo do padre Anchieta. O local inicial do estabelecimento dos beneditinos era formado por duas sesmarias doadas pelo Capitão-Mor Jorge Correia, e serviram como base dos beneditinos na cidade. No ano de 1600 a Câmara Municipal doou, em caráter perpétuo, um terreno depois do Colégio dos Jesuítas - onde localizava-se a antiga taba do cacique Tibiriçá - para a edificação do templo. As obras foram concluídas em 1634 e a pequena capela havia sido dedicada inicialmente a São Bento. Mais tarde, diante de um pedido de D. Francisco de Sousa, governador da Capitania de São Vicente, o patrono da igreja passou a ser Nossa Senhora de Motserrat, e em 1720 a capela passou a denominar-se Nossa Senhora da Assunção. Como o mosteiro e a capela iniciais eram muito pequenos, o bandeirante Fernão Dias Paes se dispôs a ajudar financeiramente a construção de um novo templo, em troca da guarda de seus restos mortais e os de sua família nas criptas da igreja. A pedra fundamental da nova construção foi lançada em 1650, e finalmente em 1681 a igreja ficou pronta, pouco antes da morte de seu benemérito. O Colégio de São Bento surgiu em 1903 e em 1908 surgiu a faculdade de Filosofia, a primeira do Brasil.
Fotografia publicada no portal Brasiliana Fotográfica.
Fotografia - Papel
GELATINA/ Prata
P&B
21.5(height) x 28(width)(imagem)
Pessoas, Transportes, Arquitetura, Externa, Horizontal, Paisagem, Cena de rua, Diurna, Mosteiro de São Bento - São Paulo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro_de_S%C3%A3o_Bento_(S%C3%A3o_Paulo); http://www.mosteiro.org.br/Historico/hist2.htm
O artista suíço Guilherme Gaensly (1843-1928) foi um dos principais fotógrafos do início do século XX na cidade de São Paulo, quando, a serviço de companhias como a São Paulo Tramway, Ligth & Power, documentou as intensas mudanças urbanas. Mesmo tendo iniciado suas atividades em Salvador, estão em terras paulistas imagens que se multiplicaram com sua assinatura, como casarões cafeeiros do interior e mansões dos emergentes bairros da belle époque, premiadas em mostras como a 'Louisiana Purchase Exposition', em Saint Louis (EUA), no ano de 1904.
This image is in the public domain and can be downloaded freely. Please cite the author's name followed by Acervo Instituto Moreira Salles. IMS is not responsible for any edits or uses that may defame the intellectual property of the image.
Em domínio público
Guilherme Gaensly/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
