Título: Demolição do Morro do Castelo
Detalhes
002008OBAC010.jpg
Instituto Moreira Salles
Instituto Moreira Salles > TORRES, AUGUSTO MALTA E OUTROS > Demolição do Morro do Castelo
Demolição do Morro do Castelo
(Título atribuído)
Torres (Autoria)
1904(Data de produção)
A abertura de uma avenida que cortasse o centro da cidade de ponta a ponta estava prevista quando começou-se as obras no porto do Rio de Janeiro, no início do século XX. Foi então rasgado um caminho, em linha reta, que ia da Praia da Ajuda à Prainha, e a maioria das ruas do entorno foi arrasada, além de desapropriados inúmeros imóveis. A primeira casa derrubada foi em março de1904 e já em setembro o prefeito Pereira Passos, o engenheiro Paulo de Frontin (nomeado chefe das obras), Rodrigues Alves e Lauro Müller podiam percorrer a avenida de 1.996 metros de comprimento e 33 metros de largura. Com pavimentação artística de mestre calceteiros cedidos pela Câmara de Lisboa e ornamentada com paus-brasil e jambeiros, a Avenida Central foi inaugurada em 1905.
Exposição: O Paço, a praça e o morro. Paço imperial, RJ, 2016.
Fotografia - Papel
GELATINA/ Prata
P&B
16(altura) x 24(largura)(imagem)
Engenharia, Trabalho, Aspectos urbanos, Acidente Geográfico, Obras e demolições, Cena de rua, Diurna, Externa, Horizontal, Morro do Castelo
Fotografia geolocalizada para o projeto ImagineRio: https://www.imaginerio.org/pt
Livro: Brasil Gerson, História das ruas do Rio, Editora: Brasiliana, 1965, pg. 177 e 178.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Torres/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
