Título: Avenida Rio Branco
002012LP001.jpg
Instituto Moreira Salles
Photo Lopes Rio
(Autoria associada comercial)
(Autoria associada comercial)
circa 1917
Detalhes
002012LP001.jpg
Instituto Moreira Salles
Instituto Moreira Salles > AUGUSTO MALTA E OUTROS > Avenida Rio Branco
Avenida Rio Branco
(Título original)
Avenida Rio Branco
(Título atribuído)
Photo Lopes Rio (Autoria associada comercial)
circa 1917(Data de produção)
1912 - 1922(Datas-limite)
A abertura de uma avenida que cortasse o centro da cidade de ponta a ponta estava prevista quando começaram as obras no porto do Rio de Janeiro, no início do século XX. Foi então rasgado um caminho, em linha reta, que ia da Praia da Ajuda à Prainha, e a maioria das ruas do entorno foi arrasada, além de desapropriados inúmeros imóveis. A primeira casa derrubada foi em março de1904 e já em setembro o prefeito Pereira Passos, o engenheiro Paulo de Frontin (nomeado chefe das obras), Rodrigues Alves e Lauro Müller podiam percorrer a avenida de 1.996 metros de comprimento e 33 metros de largura. Com pavimentação artística de mestres calceteiros cedidos pela Câmara de Lisboa e ornamentada com paus-brasil e jambeiros, a Avenida Central foi aberta ao tráfego em 1905.
Fotografia publicada no portal Brasiliana Fotográfica.
Fotografia - Papel
GELATINA/ Prata
P&B
16,1(altura) x 22(largura)(imagem)
16,3(altura) x 22,2(largura)(dimensão total)
16,3(altura) x 22,2(largura)(dimensão total)
Arquitetura, Externa, Horizontal, Noturna, Avenidas, Palácio Monroe, Avenida Rio Branco (Rio de Janeiro), Centro da cidade
Fotografia geolocalizada para o projeto ImagineRio: https://www.imaginerio.org/pt
Livro: Brasil Gerson, História das ruas do Rio, Editora: Brasiliana, 1965, pg. 177 e 178.
A Photo Lopes Rio, do fotógrafo e paisagista "free-lancer" Lopes distribuia boa parte de suas imagens pela casa Belas Artes e pela Papelaria Rio Branco, essa última propriedade do também fotógrafo José dos Santos Affonso (18? - 1921). Em 1921, a Photo Lopes anunciou que era fabricante exclusiva da Casa Affonso e que acabava de substituir com vantagem a Photo Bippus que até então se dizia único no fabrico de vistas de noite (Jornal do Brasil, 5 de março de 1921, quinta coluna). A Photo Lopes, em 1922, localizava-se na rua Itapiru, 173, casa 4, no bairro do Rio Comprido (Jornal do Brasil, 16 de junho de 1922, última coluna).
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Photo Lopes Rio/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural