Título: Maquete de banheiro do arquiteto Abrahão Sanovicz
Detalhes
029001ASV006.jpg
Hans Gunter Flieg
Hans Gunter Flieg > Individualizados > Maquete de banheiro do arquiteto Abrahão Sanovicz
Maquete de banheiro do arquiteto Abrahão Sanovicz
(Título atribuído)
Hans Gunter Flieg (Autoria)
1968(Data de produção)
Detalhe das peças/partes que compõem a maquete projetada pelo arquiteto Abrahão Sanovicz de banheiro, possivelmente púlico, em madeira e com estrutura modelar e cobertura em brise. O arquiteto era considerado um dos pioneiros do design no Brasil e peça importante para a projeção e inovação da arquitetura nacional.
Negativo flexível - Diacetato
GELATINA/ Prata
P&B
10(altura) x 12(largura)(imagem)
Objetos / Equipamentos, Horizontal, Interna
1) Obras de Abrahão Sanovicz. O arquiteto Abrahão Sanovicz nasceu em Santos, São Paulo, em 1934, filho de imigrantes poloneses que haviam chegado ao país da década de 1920. Era considerado um dos pioneiros do design no Brasil e peça importante para a projeção e inovação da arquitetura nacional. Foi também professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Faleceu em abril de 1999.
2) Abrahão Sanovicz também desenhou móveis para a indústria Rádios Alpha.
2) Abrahão Sanovicz também desenhou móveis para a indústria Rádios Alpha.
1) PESQUISA EXTERNA: Tese de Alexandre Penedo 2) ACERVO IMS: Caixas de fotografias 3) SITES: Disponível em: http://www.ponto.org/4/sanovicz.html Acesso em: 2008; Disponível em: http://www.revistadoseventos.com.br/bn_conteudo.asp?cod=2213 Acesso em: 2008
O alemão Hans Gunter Flieg (Chemnitz, Alemanha, 1923 - São Paulo, Brasil, 2024), poeta do aço e do concreto, tinha 16 anos quando o recrudescimento do antissemitismo de Adolf Hitler levou sua família a migrar para São Paulo, bem a tempo de se tornar um dos principais documentadores do explosivo desenvolvimento industrial e urbanístico que transformou a cidade em meados do século XX. A partir de 1945, quando se estabeleceu no mercado como fotógrafo industrial, de publicidade e de arquitetura, e até os anos 1980, lançou um olhar rigoroso – com influências marcadas da Bauhaus e do grupo alemão Nova Objetividade – sobre instalações industriais, edifícios, interiores e objetos, tensionando muitas vezes a fronteira entre a objetividade da fotografia documental e o refinamento formal que ambiciona transformar a imagem em abstração.
Instituto Moreira Salles
Requer liberação de direitos junto ao detentor indicado no Copyright
