Title: Produção publicitária para o Lanifício Fileppo S.A.
Details
029006ALM005.jpg
Hans Gunter Flieg
Hans Gunter Flieg > Individualizados > Produção publicitária para o Lanifício Fileppo S.A.
Produção publicitária para o Lanifício Fileppo S.A.
(Título atribuído)
Hans Gunter Flieg (Autoria)
circa 1965(Data de produção)
1959 - 1970(Datas-limite)
Trata-se de um teste para anúncio do produto Kedley, fabricado pelo Lanifício Fileppo S.A. A modelo da Vogue, na imagem, posa vestindo roupa confeccionada com tecido Kedley ("genuíno") cujo modelo é "O'Hara's", da Escócia. Esta imagem foi utilizada em 1955 em fotomontagem.
Negativo flexível - Diacetato
GELATINA/ Prata
P&B
10(height) x 12(width)(imagem)
Pessoas, Indumentária, Retrato individual, Interna, Retrato, Vertical
1) Alcantara Machado Feiras de Negócios: empresa especializada em feiras e eventos realizados no país, sua construção iniciou-se em 1956, pouco depois da instalação da primeira indústria automotiva de São Paulo. Em 1958 realizou sua primeira feira, chamada Feira Nacional de Indústria Têxtil (FENIT), e um ano depois lançava a Feira Nacional de Máquinas e Equipamentos (Mecânica), que obteve grande repercussão. Foi na década de1960 que a empresa se consolidou no mercado de feiras no país com o lançamento do Salão do Automóvel e da Feira de Utilidades Domésticas. Desde cedo a Alcântara Machado teve importante papel no fomento da indústria nacional.
2) Alcantara Machado é também uma agência publicitária, cliente de Flieg.
2) Alcantara Machado é também uma agência publicitária, cliente de Flieg.
1) DEPOIMENTO: Hans Gunter Flieg para Equipe IMS. 2) SITE: Disponível em: http://www.alcantara.com.br/institucional Acesso em: 2008. 3) ACERVO IMS: Caixa de fotografias; Cópia fotográfica de anúncio (fotomontagem)
O alemão Hans Gunter Flieg (Chemnitz, Alemanha, 1923 - São Paulo, Brasil, 2024), poeta do aço e do concreto, tinha 16 anos quando o recrudescimento do antissemitismo de Adolf Hitler levou sua família a migrar para São Paulo, bem a tempo de se tornar um dos principais documentadores do explosivo desenvolvimento industrial e urbanístico que transformou a cidade em meados do século XX. A partir de 1945, quando se estabeleceu no mercado como fotógrafo industrial, de publicidade e de arquitetura, e até os anos 1980, lançou um olhar rigoroso – com influências marcadas da Bauhaus e do grupo alemão Nova Objetividade – sobre instalações industriais, edifícios, interiores e objetos, tensionando muitas vezes a fronteira entre a objetividade da fotografia documental e o refinamento formal que ambiciona transformar a imagem em abstração.
Instituto Moreira Salles
Requer liberação de direitos junto ao detentor indicado no Copyright
