Title: Militares durante o período revolucionário
Details
P002SAm1-0068.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig > Militares durante o período revolucionário
Brasilien. Militär in der Revolutionszeit
(Título original)
Militares durante o período revolucionário
(Título atribuído)
Hermann Meyer (Autoria)
1895(Data de produção)
Provavelmente as tropas retratadas na imagem são aquelas que participaram da Revolução Federalista, empreendida no sul do país entre 1893 e 1895. A revolução foi causada pela instabilidade política gerada por militantes federalistas, que pretendiam "libertar" o Rio Grande da "tirania" de Júlio de Castilhos, então presidente da Província. As disputas entre federalistas (também conhecidos como maragatos) e os partidários de Júlio de Castilhos (chamados de castilhistas ou pica-paus) deflagrou uma guerra civil, que atingiu regiões de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, e foi vencida pelos castilhistas, ajudados por forças militares enviadas pelo Marechal Floriano Peixoto, então presidente da República.
Fotografia - Papel
COLÓDIO/ Prata
MONOCROMÁTICA / SEPIA
12.3(height) x 16.7(width)(imagem)
Pessoas, Indumentária, Externa, Horizontal, Retrato, Diurna
Esta imagem integra a Coleção Hermann Meyer.
pt.wikipedia.org/wiki/Revolução_Federalista; www.cpovo.net/jornal/especiais/cpespecial/html/ECONOMIA.HTM
O editor Herrmann Meyer nasceu na cidade de Hidburghausen, Alemanha, em 1871. Com o intuito de pesquisar povos indígenas, veio para o Brasil em 1896, passando por Porto Alegre e Pinhal (próximo a Santa Maria), nesta última cidade com o objetivo de contratar Carlos Dhein para uma expedição à cabeceira do rio Xingu. No Xingu, Meyer empreendeu pesquisas geológicas, botânicas, zoológicas e etnográficas. Do encontro de Meyer com Dhein surgiu a idéia de montarem uma empresa colonizadora no sul do país. A união, no entanto, foi desfeita em 1900, com a rescisão do contrato da Sociedade de Capital e Indústria, empresa montada pela dupla havia dois anos antes. O motivo mais provável teria sido o mau gerenciamento financeiro de Carlos Dhein.
This image is in the public domain and can be downloaded freely. Please cite the author's name followed by Acervo Instituto Moreira Salles. IMS is not responsible for any edits or uses that may defame the intellectual property of the image.
Em domínio público
Hermann Meyer/Convênio Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
