Título: Indígena Kamaiurá
P002SAm21-0088.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Hermann Meyer
(Autoria)
(Autoria)
circa 1895
Detalhes
P002SAm21-0088.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig > Indígena Kamaiurá
Camayura-Indianer (?). Oberlauf des Xingú. Brasilien (1895/96)
(Título original)
Indígena Kamaiurá
(Título atribuído)
Hermann Meyer (Autoria)
circa 1895(Data de produção)
1890 - 1900(Datas-limite)
Os Kamaiurá, que ocupam a região do Alto Xingu, são pertencentes ao grupo lingüístico tupi-guarani. Juntamente com outros povos que ocupam o Xingu, eles participam de rituais intergrupais como o Kwarup (ou Quarup, a festa dos mortos), o Jawari (festa de celebração dos guerreiros) e o Moitará (encontro para trocas formalizadas). Segundo pesquisadores, os primeiros contatos dos kamaiurá com os não-indígenas teria sido na década de 1880, na expedição do etnólogo alemão Karl von den Stein.
Fotografia - Papel
ALBUMINA/ Prata
MONOCROMÁTICA
35,7(altura) x 29,3(largura)(imagem/dimensão total)
Povos Indígenas, Povo Kamaiurá, Homem, Externa, Retrato, Vertical, Diurna
Esta imagem integra a Coleção Hermann Meyer.
http://www.socioambiental.org/pib/epi/kamaiura/kamaiura.shtm
O editor Herrmann Meyer nasceu na cidade de Hidburghausen, Alemanha, em 1871. Com o intuito de pesquisar povos indígenas, veio para o Brasil em 1896, passando por Porto Alegre e Pinhal (próximo a Santa Maria), nesta última cidade com o objetivo de contratar Carlos Dhein para uma expedição à cabeceira do rio Xingu. No Xingu, Meyer empreendeu pesquisas geológicas, botânicas, zoológicas e etnográficas. Do encontro de Meyer com Dhein surgiu a idéia de montarem uma empresa colonizadora no sul do país. A união, no entanto, foi desfeita em 1900, com a rescisão do contrato da Sociedade de Capital e Indústria, empresa montada pela dupla havia dois anos antes. O motivo mais provável teria sido o mau gerenciamento financeiro de Carlos Dhein.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Hermann Meyer/Convênio Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig/Acervo Instituto Moreira Salles
