Title: Pedras do Quebra Cangalha para baixo
P002SAm52-0072.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Georges Leuzinger
(Autoria)
(Autoria)
circa 1867
Details
P002SAm52-0072.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig > Pedras do Quebra Cangalha para baixo
Tijuca bei Rio de Janeiro
(Título original)
Pedras do Quebra Cangalha para baixo
(Título atribuído)
Georges Leuzinger (Autoria)
circa 1867(Data de produção)
1865 - 1870(Datas-limite)
Por volta de 1860 a Tijuca ainda não era um bairro bem delineado, mas antes um conjunto de chácaras e sítios com canaviais ou cafezais. Logradouros ali eram poucos nessa época, como a estrada do Andarái Pequeno e Andaraí Grande, hoje ruas Conde de Bonfim e Barão de Mesquita, respectivamente. Desde da década de 1850, por ordem de um Ministro do Império, o Barão do Bom Retiro, a montanha tijucana vinha sendo reflorestada, porque há muito havia sido tomada pelos devastadores cafezais e outras lavouras.
Fotografia - Papel
ALBUMINA/ Prata
MONOCROMÁTICA
19.2(height) x 23.2(width)(imagem)
Acidente Geográfico, Flora / Vegetação, Externa, Horizontal, Diurna, Rua Conde de Bonfim
Esta imagem Integra a Coleção Alphons Stübel.
Livro: Brasil Gerson, História das ruas do Rio, Editora: Brasiliana, 1965, pg. 348-349.
Georges Leuzinger (1813-1892) passou à posteridade como proprietário da Casa Leuzinger. Começou como papelaria e oficina de encadernação em 1840, quando o emigrado suíço adquiriu a loja "Ao livro Vermelho". Em 1845, aproximadamente, acrescentou-lhe uma oficina de estamparia e gravura. Em 1852 adquiriu a Typografia Francesa que manteve (parece que com interrupções) até, pelo menos, 1889. Depois, empolgou-se pela fotografia, atividade em que sua casa realizou a sua mais notável obra iconográfica, ao lado da infinidade de livros que imprimiu e muitas vezes editou. Diversos fotógrafos trabalharam em seu ateliê, como o alemão Franz Keller e Marc Ferrez, que ali teve sua iniciação fotográfica.
This image is in the public domain and can be downloaded freely. Please cite the author's name followed by Acervo Instituto Moreira Salles. IMS is not responsible for any edits or uses that may defame the intellectual property of the image.
Em domínio público
Georges Leuzinger/Convênio Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
