Título: Colônia Silveira Martins
P002SAm56-0055.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Hermann Meyer
(Autoria)
(Autoria)
circa 1898
Detalhes
P002SAm56-0055.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig > Colônia Silveira Martins
Colonie Silveira Martins
(Título original)
Colônia Silveira Martins
(Título atribuído)
Hermann Meyer (Autoria)
circa 1898(Data de produção)
1898 - 1899(Datas-limite)
A colônia Silveira Martins, assim nomeada em homenagem ao senador gaúcho Gaspar Silveira Martins, um entusiasta da imigração, foi formada em 1877 em terras devolutas da região central da Serra de São Martinho, parte da Serra Geral. Era conhecida também como Quarta Colônia, já que era a Quarta Colônia Imperial de Imigração Italiana. A primeira leva de colonos chegou no mesmo ano de 1877, composta por cerca de 70 famílias que haviam seguindo de barco pelo rio Jacuí até o rio Pardo e daí de carreta até a serra. Faziam parte da Quarta Colônia os núcleos Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Silveira Martins, São João do Polêsine e regiões dos municípios de Santa Maria (Arroio Grande e Itaára) e Restinga Seca (Três Vendas, São Rafael, Santuário e Várzea do Meio).
Fotografia - Papel
COLÓDIO/ Prata
MONOCROMÁTICA
8,5(altura) x 11,5(largura)(imagem/dimensão total)
Flora / Vegetação, Montanha/Morro, Externa, Horizontal, Diurna
Esta imagem integra a Coleção Hermann Meyer.
http://www.riogrande.com.br/turismo/quarta.htm; http://quartacoloniaitaliana.vilabol.uol.com.br/causas_imigracao.html
O editor Herrmann Meyer nasceu na cidade de Hidburghausen, Alemanha, em 1871. Com o intuito de pesquisar povos indígenas, veio para o Brasil em 1896, passando por Porto Alegre e Pinhal (próximo a Santa Maria), nesta última cidade com o objetivo de contratar Carlos Dhein para uma expedição à cabeceira do rio Xingu. No Xingu, Meyer empreendeu pesquisas geológicas, botânicas, zoológicas e etnográficas. Do encontro de Meyer com Dhein surgiu a idéia de montarem uma empresa colonizadora no sul do país. A união, no entanto, foi desfeita em 1900, com a rescisão do contrato da Sociedade de Capital e Indústria, empresa montada pela dupla havia dois anos antes. O motivo mais provável teria sido o mau gerenciamento financeiro de Carlos Dhein.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Hermann Meyer/Convênio Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig/Acervo Instituto Moreira Salles
