Title: Casa de colonos italianos
P002SAm56-0110.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Hermann Meyer
(Autoria)
(Autoria)
circa 1898
Details
P002SAm56-0110.jpg
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig > Casa de colonos italianos
Conde d'Eu. Italienischus Haus.
(Título original)
Casa de colonos italianos
(Título atribuído)
Hermann Meyer (Autoria)
circa 1898(Data de produção)
1898 - 1899(Datas-limite)
Casa de colonos italianos na colônia Conde d'Eu. A colônia Conde d'Eu, foi formada em 1870 na Encosta Superior do Nordeste, sendo o primeiro núcleo de colonização na região serrana do Rio Grande do Sul. Nomeada em homenagem ao marido da princesa Isabel, os primeiros colonos que aí estabeleceram-se foram alemães, os quais encontraram na região algumas famílias indígenas. O fluxo imigratório aumentou em 1874, com a chegada principalmente de italianos, além de suíços, franceses, austríacos e poloneses. No início de 1900 novo fluxo de imigração atingiu a colônia, agora com a chegada de famílias sírio-libanesas, que dedicaram-se ao comércio. Também em 1900, no dia 31 de outubro, a colônia foi elevada à categoria de município, sendo batizada Garibaldi em homenagem ao italiano Giuseppe Garibaldi, um dos heróis da Revolução Farroupilha.
Fotografia - Papel
COLÓDIO/ Prata
MONOCROMÁTICA
8.7(height) x 8.8(width)(imagem/dimensão total)
Casas e habitações, Externa, Diurna
Esta imagem integra a Coleção Hermann Meyer.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Garibaldi; http://www.garibaldi.rs.gov.br/perfilGaribaldi.php
O editor Herrmann Meyer nasceu na cidade de Hidburghausen, Alemanha, em 1871. Com o intuito de pesquisar povos indígenas, veio para o Brasil em 1896, passando por Porto Alegre e Pinhal (próximo a Santa Maria), nesta última cidade com o objetivo de contratar Carlos Dhein para uma expedição à cabeceira do rio Xingu. No Xingu, Meyer empreendeu pesquisas geológicas, botânicas, zoológicas e etnográficas. Do encontro de Meyer com Dhein surgiu a idéia de montarem uma empresa colonizadora no sul do país. A união, no entanto, foi desfeita em 1900, com a rescisão do contrato da Sociedade de Capital e Indústria, empresa montada pela dupla havia dois anos antes. O motivo mais provável teria sido o mau gerenciamento financeiro de Carlos Dhein.
This image is in the public domain and can be downloaded freely. Please cite the author's name followed by Acervo Instituto Moreira Salles. IMS is not responsible for any edits or uses that may defame the intellectual property of the image.
Hermann Meyer/Convênio Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig/Acervo Instituto Moreira Salles
