Denominação do documento/obra/objeto: Carta
046060.jpg
Rachel de Queiroz (RQ)
Antonio Olinto
(Autoria)
Rachel de Queiroz
(Destinatário)
(Autoria)
Rachel de Queiroz
(Destinatário)
20 de julho de 1996
Detalhes
046060.jpg
Rachel de Queiroz (RQ)
Rachel de Queiroz (RQ) > Série Correspondência pessoal > -
Carta
20 de julho de 1996
; 1(folhas)
Uma das maiores romancistas brasileiras, dona de prosa vigorosa e enxuta, Rachel de Queiroz foi também cronista excepcional. Nasceu em Fortaleza (CE), em 17 de novembro de 1910, e aos dezesseis anos começou a atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1945, ano em que deu início a trinta anos de colaboração como cronista na revista O Cruzeiro, período em que deu continuidade à sua obra de romancista. Morreu no Rio de Janeiro, em 4 de novembro de 2010.
O Arquivo Rachel de Queiroz chegou ao Instituto Moreira Salles em 2006. É composto de originais, como o de um livro de poemas até então inédito intitulado “Mandacaru”, publicado pelo IMS em 2010, e de grande parte de recortes de jornal com a sua produção de cronista. Destacam-se os recortes de jornal com as primeiras colaborações da autora na imprensa do Ceará, material reunido por sua mãe, Clotilde, em um álbum conservado por Alba Frota, amiga da escritora.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![Tradição brasileira;Hitler;-;O mais cruel dos males;-;Agricultura II;-;-;Os cinco sentidos;-;Boas festas, bom Natal;-;-;Recado do Ceará;-;-;O mundo dentro de casa;-;-;Turistas;Cabeça-Rosilha;-;-;-;Ver São Paulo a vôo de pássaro;Desvio de vocação;-;-;-;Carta aberta ao ministro da Previdência;La fama y la realidad;-;-;-;-;-;Para onde vais?;Academia Brasileira de Letras;-;Feminismo;-;-;A fila do óleo;-;Santa Maria Egipcíaca;História;-;-;De mãe é universal;-;Cremilda y el fantasma (IV);-;-;-;Nelson, David;-;Porte de arma;[Festas];-;-;-;-;Eu só comparo estas pesquisas eleitorais;-;-;Masculino e feminino;-;-;-;Depois das chuvas;-;-;A vida e os outros;-;Enterro dos ossos;-;-;-;Riqueza e desencanto;No oitão branco;-;-;Nunca vi tanto santo junto!;-;Saudades do almirante;A cultura, o poder e o teatro;-;-;O homem e suas obras;-;Agricultura;-;Futurando;-;O governo e o nosso vale de lágrimas;Genealogia da família Queiroz;Fichas bibliográficas;A vida de D. Pedro I;Bibi faz rir e chorar e faz chorar;Cavalo de Troia;Dezembro, 1947;Fim do espetáculo;Literatura infantil;Nacionalização do Vale do Itajaí;O anão gigante;O livro estrangeiro;O viajante;Profissão de mulher;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;-;Vestibular, vestibular;A imponderável aflição de estar vivo;A quem pedir socorro?;Cantiguinha de sufoco;Cidade;Já chega de más notícias;Los cincuenta;O caso dos nomes de batismo;O doce carioca;O susto da primeira vez;Promessa de eleição;SOS, Ibama! Socorro, Ecologia!;Pesquisa de linguagem de armas e objetos para construção de Memorial de Maria Moura;Ano Novo](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/16788_ca_object_representations_media_585922_medium.jpg)