Denominação do documento/obra/objeto: Cartão de Natal
046723.jpg
Rachel de Queiroz (RQ)
Editora Siciliano
(Autoria)
Lígia C. Siciliano
(Autoria)
Rachel de Queiroz
(Destinatário)
(Autoria)
Lígia C. Siciliano
(Autoria)
Rachel de Queiroz
(Destinatário)
Século XX
Detalhes
046723.jpg
Rachel de Queiroz (RQ)
Rachel de Queiroz (RQ) > Série Correspondência pessoal > -
Cartão de Natal
Pedro Paulo
Século XX
Votos de boas-festas
; 1(folhas)
Impresso. Documento rubricado. Há timbres: Siciliano e Berkeley.
Uma das maiores romancistas brasileiras, dona de prosa vigorosa e enxuta, Rachel de Queiroz foi também cronista excepcional. Nasceu em Fortaleza (CE), em 17 de novembro de 1910, e aos dezesseis anos começou a atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1945, ano em que deu início a trinta anos de colaboração como cronista na revista O Cruzeiro, período em que deu continuidade à sua obra de romancista. Morreu no Rio de Janeiro, em 4 de novembro de 2010.
O Arquivo Rachel de Queiroz chegou ao Instituto Moreira Salles em 2006. É composto de originais, como o de um livro de poemas até então inédito intitulado “Mandacaru”, publicado pelo IMS em 2010, e de grande parte de recortes de jornal com a sua produção de cronista. Destacam-se os recortes de jornal com as primeiras colaborações da autora na imprensa do Ceará, material reunido por sua mãe, Clotilde, em um álbum conservado por Alba Frota, amiga da escritora.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
![A criança que tem HIV positivo;Definição;-;Professoras;-;O martírio do Líbano;Feliz aniversário;Cortesia;Nós e as formigas;Democracia (II);-;As barcas;A morte cruel;Lamentação nordestina;A velha chama;Morte ao invasor;El habito no hace al monje;O papa peregrino;-;O mistério brasileiro;O sonho de um velho padre;-;Rio de Janeiro;África, África;Nova raça de piratas;-;O homem rico;Eleição;-;-;Serão os loucos que comandam a História?;Autobiografias;O tempo e o santo;Irmão;-;Os revoltosos;-;Mangerioba, democracia, etc.;Panorama ao sul do Equador;-;Uma boa diabetes;Carta ao senhor embaixador do Canadá;Posteio de uma fazenda;A pena e a lei;Taxa de pedágio;-;-;-;-;-;-;-;Era uma vez uma vovó;Naquele tempo a gente;A casa do Morro Branco;Adeus a [Nova York];Bilhete aos meus caros (e)leitores;Dando realidade ao velho axioma...;Feio e bonito;História da velha Matilde;Mapinguari;Nós, portugueses;Obsolência;Profecia;A Fazenda Califórnia I;Armamento;Brasília;Cantiga de agradecimento;Casa de Deus;Enfermeiras;Meninos de rua;O governador e o canal;Os distraídos;Perdidos no Paraíso;Quem garante o fututo do progresso?;SOS ao Ministro da Educação;Variações fúteis sobre vivos e mortos;Escrever](https://acervos.ims.com.br/service.php/File/18567_ca_object_representations_media_585965_medium.jpg)