Título: O porto do Rio de Janeiro
001AMF015019.jpg
Mestres do Séc. XIX
Marc Ferrez
(Autoria)
Marc Ferrez & Cia
(Autoria associada comercial)
(Autoria)
Marc Ferrez & Cia
(Autoria associada comercial)
circa 1895
Detalhes
001AMF015019.jpg
Mestres do Séc. XIX
Mestres do Séc. XIX > Álbuns > Alb.015-M.Ferrez > O porto do Rio de Janeiro
La Rade de Rio de Janeiro
(Título original)
O porto do Rio de Janeiro
(Título atribuído)
circa 1895(Data de produção)
1890 - 1900(Datas-limite)
Panorama da zona portuária da cidade, com a Ilha das Cobras ao fundo, provavelmente feito do Morro do Castelo. Da esquerda para a direita vemos as torres da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a torre da Capela Imperial e os fundos do antigo Convento do Carmo. Em frente à Capela, em segundo plano, estão os edifícios do Hotel de France, o Arco do Teles e o Mercado da Candelária, todos fazendo frente para a Praça XV. À direita vemos a rotunda onde estava exposto o grande panorama do Rio de Janeiro, de Vítor Meirelles e do belga Langerock, o Ministério da Agricultura e a Igreja de São José, em frente ao ministério.
Fotografia - Papel
ALBUMINA/ Prata
MONOCROMÁTICA
15,5(altura) x 34,5(largura)(imagem)
17,1(altura) x 34,6(largura)(dimensão total)
26,8(altura) x 43,5(largura)(dimensão total)
17,1(altura) x 34,6(largura)(dimensão total)
26,8(altura) x 43,5(largura)(dimensão total)
Transportes, Aspectos urbanos, Acidente Geográfico, Externa, Horizontal, Paisagem, Panorama, Diurna, Igreja de São José (Rio de Janeiro, RJ), Rotunda de Victor Meirelles
FERREZ, G. "O Rio anitog do fotógrafo Marc Ferrez", pp. 48-49.
Nascido em 1843 no Rio de Janeiro, Marc Ferrez, filho de franceses, registrou meio século de transformações ocorridas no país. Do Império à República retratou eventos históricos e projetos emblemáticos de reconhecimento do território e da modernização do país. Nas últimas duas décadas de sua vida experimentou a fotografia em cores e dedicou-se ao negócio do cinema, ao lado dos filhos, tornando-se um dos principais distribuidores e difusores da nova arte no Brasil. Após residir na França de 1915 a 1922, com um curto intervalo no Brasil em 1920, faleceu no Rio de Janeiro em 1923.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
