Título: Vista Panorâmica de Santos
001AMF015023.jpg
Mestres do Séc. XIX
Marc Ferrez
(Autoria)
Marc Ferrez & Cia
(Autoria associada comercial)
(Autoria)
Marc Ferrez & Cia
(Autoria associada comercial)
circa 1880
Detalhes
001AMF015023.jpg
Mestres do Séc. XIX
Mestres do Séc. XIX > Álbuns > Alb.015-M.Ferrez > Vista Panorâmica de Santos
Santos vue panoramique
(Título original)
Vista Panorâmica de Santos
(Título atribuído)
circa 1880(Data de produção)
1885 - 1895(Datas-limite)
O povoamento de Santos começou em 1531, quando os primeiros colonizadores portugueses chegaram à região na expedição de Martim Afonso de Souza. O objetivo de Martim Afonso era distribuir entre os fidalgos que o acompanhavam terras ao redor da Ilha de São Vicente. No ano seguinte foi fundada a Vila de São Vicente, que viria a se tornar a capital da Capitania que levou seu nome. Entre 1532 e 1540 são desbravadas as terras ao longo do rio São Vicente, até que finalmente colonos se estabeleceram na região chamada pelos indígenas de Enguaguaçu, que possuía melhores fontes de água e melhores terras. Foi aí que surgiram os primeiros engenhos da capitania. Em 1540 Brás Cubas, servidor pessoal de Martim Afonso, volta de uma viagem a Portugal e participa ativamente da luta para a expulsão de indígenas que haviam atacado São Vicente em 1534 (por conta desses ataques, foi-se desenvolvendo Enguaguaçu, para onde fugiram as pessoas). Brás Cubas participa do desenvolvimento do povoado, e em 1545 assume o cargo de Capitão-Mor da Capitania de São Vicente, e logo depois deu foro de Vila à Enguaguaçu, transformando-a em Vila do Porto de Santos.
Fotografia - Papel
ALBUMINA/ Prata
MONOCROMÁTICA
15,5(altura) x 34,5(largura)(imagem)
17,1(altura) x 34,6(largura)(dimensão total)
26,8(altura) x 43,5(largura)(dimensão total)
17,1(altura) x 34,6(largura)(dimensão total)
26,8(altura) x 43,5(largura)(dimensão total)
Mar/Oceano, Montanha/Morro, Povos Indígenas, Transportes, Aspectos urbanos, Acidente Geográfico, Diurna, Externa, Horizontal, Paisagem, Panorama
http://www.santoscidade.com.br/index.html; http://www.vivasantos.com.br/01/01a.htm
Nascido em 1843 no Rio de Janeiro, Marc Ferrez, filho de franceses, registrou meio século de transformações ocorridas no país. Do Império à República retratou eventos históricos e projetos emblemáticos de reconhecimento do território e da modernização do país. Nas últimas duas décadas de sua vida experimentou a fotografia em cores e dedicou-se ao negócio do cinema, ao lado dos filhos, tornando-se um dos principais distribuidores e difusores da nova arte no Brasil. Após residir na França de 1915 a 1922, com um curto intervalo no Brasil em 1920, faleceu no Rio de Janeiro em 1923.
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
