Title: Vista Panorâmica de Santos
001AMF015023.jpg
Mestres do Séc. XIX
Marc Ferrez
(Autoria)
Marc Ferrez & Cia
(Autoria associada comercial)
(Autoria)
Marc Ferrez & Cia
(Autoria associada comercial)
circa 1880
Details
001AMF015023.jpg
Mestres do Séc. XIX
Mestres do Séc. XIX > Álbuns > Alb.015-M.Ferrez > Vista Panorâmica de Santos
Santos vue panoramique
(Título original)
Vista Panorâmica de Santos
(Título atribuído)
circa 1880(Data de produção)
1885 - 1895(Datas-limite)
O povoamento de Santos começou em 1531, quando os primeiros colonizadores portugueses chegaram à região na expedição de Martim Afonso de Souza. O objetivo de Martim Afonso era distribuir entre os fidalgos que o acompanhavam terras ao redor da Ilha de São Vicente. No ano seguinte foi fundada a Vila de São Vicente, que viria a se tornar a capital da Capitania que levou seu nome. Entre 1532 e 1540 são desbravadas as terras ao longo do rio São Vicente, até que finalmente colonos se estabeleceram na região chamada pelos indígenas de Enguaguaçu, que possuía melhores fontes de água e melhores terras. Foi aí que surgiram os primeiros engenhos da capitania. Em 1540 Brás Cubas, servidor pessoal de Martim Afonso, volta de uma viagem a Portugal e participa ativamente da luta para a expulsão de indígenas que haviam atacado São Vicente em 1534 (por conta desses ataques, foi-se desenvolvendo Enguaguaçu, para onde fugiram as pessoas). Brás Cubas participa do desenvolvimento do povoado, e em 1545 assume o cargo de Capitão-Mor da Capitania de São Vicente, e logo depois deu foro de Vila à Enguaguaçu, transformando-a em Vila do Porto de Santos.
Fotografia - Papel
ALBUMINA/ Prata
MONOCROMÁTICA
15.5(height) x 34.5(width)(imagem)
17.1(height) x 34.6(width)(dimensão total)
26.8(height) x 43.5(width)(dimensão total)
17.1(height) x 34.6(width)(dimensão total)
26.8(height) x 43.5(width)(dimensão total)
Mar/Oceano, Montanha/Morro, Povos Indígenas, Transportes, Aspectos urbanos, Acidente Geográfico, Diurna, Externa, Horizontal, Paisagem, Panorama
http://www.santoscidade.com.br/index.html; http://www.vivasantos.com.br/01/01a.htm
Nascido em 1843 no Rio de Janeiro, Marc Ferrez, filho de franceses, registrou meio século de transformações ocorridas no país. Do Império à República retratou eventos históricos e projetos emblemáticos de reconhecimento do território e da modernização do país. Nas últimas duas décadas de sua vida experimentou a fotografia em cores e dedicou-se ao negócio do cinema, ao lado dos filhos, tornando-se um dos principais distribuidores e difusores da nova arte no Brasil. Após residir na França de 1915 a 1922, com um curto intervalo no Brasil em 1920, faleceu no Rio de Janeiro em 1923.
This image is in the public domain and can be downloaded freely. Please cite the author's name followed by Acervo Instituto Moreira Salles. IMS is not responsible for any edits or uses that may defame the intellectual property of the image.
Em domínio público
Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
