Título: Exposição Internacional do Centenário da Independência - Pavilhão Portugal
Detalhes
001ATK012023.jpg
Mestres do Séc. XIX
Mestres do Séc. XIX > Álbuns > Alb.012-Thiele&Kollien > Exposição Internacional do Centenário da Independência - Pavilhão Portugal
Pavilhão Portugues - Exposição 1922
(Título original)
Exposição Internacional do Centenário da Independência - Pavilhão Portugal
(Título atribuído)
Photo Lopes Rio (Autoria associada comercial)
1922(Data de produção)
Integra álbum com fotografias da exposição internacional de 1922, realizada para celebrar o centenário da Independência do Brasil. As exposições internacionais figuravam como símbolo de modernidade na Europa em fins do século XIX, e funcionavam também como meio de exaltação à nação e ao nacionalismo. A primeira grande exposição no país aconteceu no Rio de Janeiro, em 1908, influenciada por tais referências européias de modernidade e civilização. A Exposição de 1922 ocorreria, inicialmente, como uma exposição nacional. No entanto, visto a grande quantidade de países interessados em participar das comemorações do centenário do Brasil independente, tornou-se internacional. Ela foi aberta oficialmente no dia 7 de setembro de 1922, durante o governo de Epitácio Pessoa, e estendeu-se até julho do ano seguinte. Os pavilhões erguidos especialmente para a ocasião foram instalados em uma extensa área proveniente de aterros e outras intervenções, entre as quais a destruição do Morro do Castelo, que deu origem à Esplanada do Castelo. Constam no álbum fotografias de autoria de Carlos Bippus, Photo Lopes Rio e Thiele & Kollien.
Fotografia publicada no portal Brasiliana Fotográfica.
Fotografia - Papel
GELATINA/ Prata
P&B
15,8(altura) x 21,8(largura)(imagem)
16,1(altura) x 22,1(largura)(dimensão total)
16,1(altura) x 22,1(largura)(dimensão total)
Exposição Internacional do Centenário da Independência (1922), Eventos sociais / artísticos, Eventos / Cerimônias, Exposição, Pessoas, Arquitetura, Edifícios e prédios, Diurna, Externa, Horizontal
Fotografia geolocalizada para o projeto ImagineRio: https://www.imaginerio.org/pt
catalogos.bn.br/redememoria/expoindependencia.html; http://www.rio.rj.gov.br/rio_memoria/1922.htm
Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional
Rio de Janeiro 1900 - 1930 - Uma crônica fotográfica, de George Ermakoff, 2003.
Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional
Rio de Janeiro 1900 - 1930 - Uma crônica fotográfica, de George Ermakoff, 2003.
A Photo Lopes Rio, do fotógrafo e paisagista "free-lancer" Lopes distribuia boa parte de suas imagens pela casa Belas Artes e pela Papelaria Rio Branco, essa última propriedade do também fotógrafo José dos Santos Affonso (18? - 1921). Em 1921, a Photo Lopes anunciou que era fabricante exclusiva da Casa Affonso e que acabava de substituir com vantagem a Photo Bippus que até então se dizia único no fabrico de vistas de noite (Jornal do Brasil, 5 de março de 1921, quinta coluna). A Photo Lopes, em 1922, localizava-se na rua Itapiru, 173, casa 4, no bairro do Rio Comprido (Jornal do Brasil, 16 de junho de 1922, última coluna).
Esta imagem está em domínio público e com o download liberado. Por favor, citar o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. O IMS não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.
Em domínio público
Photo Lopes Rio/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
