Title: Exposição Internacional do Centenário da Independência - Pavilhão Portugal
Details
001ATK012023.jpg
Mestres do Séc. XIX
Mestres do Séc. XIX > Álbuns > Alb.012-Thiele&Kollien > Exposição Internacional do Centenário da Independência - Pavilhão Portugal
Pavilhão Portugues - Exposição 1922
(Título original)
Exposição Internacional do Centenário da Independência - Pavilhão Portugal
(Título atribuído)
Photo Lopes Rio (Autoria associada comercial)
1922(Data de produção)
Integra álbum com fotografias da exposição internacional de 1922, realizada para celebrar o centenário da Independência do Brasil. As exposições internacionais figuravam como símbolo de modernidade na Europa em fins do século XIX, e funcionavam também como meio de exaltação à nação e ao nacionalismo. A primeira grande exposição no país aconteceu no Rio de Janeiro, em 1908, influenciada por tais referências européias de modernidade e civilização. A Exposição de 1922 ocorreria, inicialmente, como uma exposição nacional. No entanto, visto a grande quantidade de países interessados em participar das comemorações do centenário do Brasil independente, tornou-se internacional. Ela foi aberta oficialmente no dia 7 de setembro de 1922, durante o governo de Epitácio Pessoa, e estendeu-se até julho do ano seguinte. Os pavilhões erguidos especialmente para a ocasião foram instalados em uma extensa área proveniente de aterros e outras intervenções, entre as quais a destruição do Morro do Castelo, que deu origem à Esplanada do Castelo. Constam no álbum fotografias de autoria de Carlos Bippus, Photo Lopes Rio e Thiele & Kollien.
Fotografia publicada no portal Brasiliana Fotográfica.
Fotografia - Papel
GELATINA/ Prata
P&B
15.8(height) x 21.8(width)(imagem)
16.1(height) x 22.1(width)(dimensão total)
16.1(height) x 22.1(width)(dimensão total)
Exposição Internacional do Centenário da Independência (1922), Eventos sociais / artísticos, Eventos / Cerimônias, Exposição, Pessoas, Arquitetura, Edifícios e prédios, Diurna, Externa, Horizontal
Fotografia geolocalizada para o projeto ImagineRio: https://www.imaginerio.org/pt
catalogos.bn.br/redememoria/expoindependencia.html; http://www.rio.rj.gov.br/rio_memoria/1922.htm
Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional
Rio de Janeiro 1900 - 1930 - Uma crônica fotográfica, de George Ermakoff, 2003.
Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional
Rio de Janeiro 1900 - 1930 - Uma crônica fotográfica, de George Ermakoff, 2003.
A Photo Lopes Rio, do fotógrafo e paisagista "free-lancer" Lopes distribuia boa parte de suas imagens pela casa Belas Artes e pela Papelaria Rio Branco, essa última propriedade do também fotógrafo José dos Santos Affonso (18? - 1921). Em 1921, a Photo Lopes anunciou que era fabricante exclusiva da Casa Affonso e que acabava de substituir com vantagem a Photo Bippus que até então se dizia único no fabrico de vistas de noite (Jornal do Brasil, 5 de março de 1921, quinta coluna). A Photo Lopes, em 1922, localizava-se na rua Itapiru, 173, casa 4, no bairro do Rio Comprido (Jornal do Brasil, 16 de junho de 1922, última coluna).
This image is in the public domain and can be downloaded freely. Please cite the author's name followed by Acervo Instituto Moreira Salles. IMS is not responsible for any edits or uses that may defame the intellectual property of the image.
Em domínio público
Photo Lopes Rio/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
