Título: Um Brasil para os brasileiros: contos e poesias
Detalhes
001518.pdf
Carolina Maria de Jesus (CMJ)
Carolina Maria de Jesus (CMJ) > Série Produção intelectual > Um Brasil para os brasileiros: contos e poesias
Um Brasil para os brasileiros: contos e poesias
(Título)
Carolina Maria de Jesus (Autoria)
Século XX(Data de produção)
Caderno com o texto em prosa Prólogo; poemas A carta, Porque, Riso de poeta, Uns beijos, As aves, Mamãe, Trinado, Solteirona, O sírio, A passarada, A rosa, Ingenuidade, Mistério, Desilusão, Noivas de maio, Mentira, Negras, Devaneio, O colono e o fazendeiro, Pobre inocente, Segredo oculto, O turco e o lampião, Quero-lhe, Meu avô, Estátua de pedra, Visita, Festa dos bichos, O exilado, Em que pensas?, Carta de luto, Atualidades, A vida, Noite de São João, Reminiscências, Dá-me as rosas, Ao meu amor, Tristeza, Hipocrisia, Dona Leonor, O juiz, Sonhei, Os feijões, O prisioneiro, Minha pátria, Rica e pobre, O devoto, O pequenino, Súplica de um cego, Maria Rita, Maria Rosa, Ela voltou!, Evocação, A velhice e a mocidade, O filho, Vidas, Meus filhos, Quadros, Um caipira!, Decepção, O homem, Anseio, Porque chora, Hino ao amor, Kennedy, O expedicionário, Prisão de amor, Primeiro amor, Pressentimento
Livro Antologia pessoal, organizado por José Carlos Sebe Bom Meihy, 1996. O texto Prólogo foi publicado no livro Cinderela negra: a saga de Carolina Maria de Jesus, de Robert M. Levine e José Carlos Sebe Bom Meihy, 1994.
22,5(altura) x 16,7(largura); 98(folhas)
Possui anexo: fotocópia de bilhete datiloscrito 20 hs. Melvin Jones..., de autoria não identificada, 1 f., encontrado entre as folhas 22 e 23.
Autora de retumbante sucesso editorial com o lançamento de Quarto de despejo (1960), relato do cotidiano de uma favela e de um período da realidade sóciocultural paulista no início da formação dessas comunidades. Nasceu em Sacramento (MG), em 14 de março de 1914, e em São Paulo, como escritora, conheceu a fama e o fracasso quase ao mesmo tempo. Morreu na casa de um dos filhos, no sítio Cipó, em São Paulo (SP), em 13 de fevereiro de 1977.
O Arquivo Carolina Maria de Jesus chegou ao Instituto Moreira Salles em 2006. É formado de dois cadernos manuscritos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.