Denominação do documento/obra/objeto: Cartão
064495.jpg
Decio de Almeida Prado (DAP)
Carlos Drummond de Andrade
(Autoria)
Decio de Almeida Prado
(Destinatário)
(Autoria)
Decio de Almeida Prado
(Destinatário)
19 de janeiro de 1960
Detalhes
064495.jpg
Decio de Almeida Prado (DAP)
Decio de Almeida Prado (DAP) > Série Correspondência pessoal > -
Cartão
19 de janeiro de 1960(Não)
Envio de poema de Heitor Saldanha sobre Mário de Andrade para apreciação de Decio de Almeida Prado. Sugestão de publicação do poema no Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo
6(altura) x 10,1(largura); 1(folhas)
Bilhete em cartão de visita. Manuscrito. Anexo não localizado. Na primeira organização do arquivo, dada pelo IMS em 2005, esse documento integrou a subsérie Correspondência passiva com a notação DAP-C-CP-22.
Chamado o "grande poeta universal do Brasil", Carlos Drummond de Andrade foi também cronista do time dos melhores. Nasceu em Itabira do Mato Dentro (MG), e, aos dezoito anos, começou a colaborar no jornal belo-horizontino Diário de Minas, ao mesmo tempo que se integrava ao movimento modernista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1934, onde escreveu a sua obra poética e aproximadamente seis mil crônicas. Morreu no Rio de Janeiro, em 17 de agosto de 1987.;Crítico teatral, ensaísta e professor, escreveu para os principais jornais de São Paulo, nos quais deixou excepcional contribuição para a história teatral brasileira. Decio de Almeida Prado nasceu em São Paulo (SP), em 14 de agosto de 1917. Foi um dos fundadores e editores da revista Clima, na qual teve desempenho importante como crítico de teatro, além de ter reunido em torno desse periódico toda uma geração que passou a ser chamada também de geração Clima. Morreu em São Paulo (SP), em 3 de fevereiro de 2000.
Crítico teatral desde meados da década de 1940 até fins dos anos 1960.
Crítico teatral desde meados da década de 1940 até fins dos anos 1960.
O Arquivo Decio de Almeida Prado chegou ao Instituto Moreira Salles em 2000. É formado de textos do autor, correspondência, recortes de jornais e de revistas, fotografias, partituras e apensos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.
