Nem todos os documentos, obras e objetos estão disponíveis para licenciamento ou empréstimo.

Visualizar por
Hotel Serrador
Arquivo/Coleção: Instituto Moreira Salles
002014RJRJ016.jpg
Hotel Serrador
O Hotel Serrador foi propriedade de Francisco Serrador, espanhol de Valência que aportou em Santos, enriqueceu vendendo peixe em Curitiba e tornou-se famoso no Rio de Janeiro, já que foi o idealizador da Cinelândia. O prédio, que foi batizado com seu nome, foi inaugurado em 1944, três anos após sua morte. O hotel fazia parte de um conjunto de cinco prédios, e tinha como destaque a boate Night and Day, que fazia sucesso com espetáculos de teatro de revista de Carlos Machado, na década de 1950. O hotel entrou em decadência na década de 1960, com a desvalorização da região. Com fachada tombada pelo patrimônio histórico, o prédio foi sede da Petros (fundo de pensão da Petrobras).
Autoria não identificada
Cinelândia
circa 1949

Edifício-sede da Pirelli em construção
Arquivo/Coleção: Instituto Moreira Salles
002043HFSP004.jpg
Edifício-sede da Pirelli em construção
Registro do processo de construção do novo edifício-sede da Pirelli.
Hans Gunter Flieg
Alameda Barão de Piracicaba
circa 1959

Soprador de vidro da fábrica Nadir Figueiredo no bairro do Belenzinho
Arquivo/Coleção: Instituto Moreira Salles
002043HFSP008.jpg
Soprador de vidro da fábrica Nadir Figueiredo no bairro do Belenzinho
A história da empresa Nadir Figueiredo Ind. e Com. S/A se confunde com a própria história da industrialização no Brasil. Ela começa em 1912 com a iniciativa pioneira e a dedicação de uma família de brasileiros. Nos anos 20, era uma modesta oficina de consertos e vendas de máquinas de escrever e equipamentos elétricos. Na década de 30, com a crise mundial e a Revolução Constitucionalista no Brasil, um dos fornecedores de globos e outras peças de vidro vende sua fábrica para a Nadir S/A. Na década de 40 a empresa já contava com mais de 1.000 funcionários. Quando a II Guerra Mundial termina, em 1945, o Sr. Nadir Figueiredo traz do exterior a mais avançada tecnologia de vidro e princípios técnicos essenciais, até então inovadores no Brasil, e inicia-se a construção da fábrica de vidros. Na década de 50, revoluciona o mercado de alimentos, criando o conceito de copos de vidro como embalagens.
Hans Gunter Flieg
Belenzinho
1953

Passeio Público
Arquivo/Coleção: Gilberto Ferrez
007A5P3F14-008.jpg
Passeio Público
Idealizado pelo vice-rei Luís de Vasconcelos e Souza e construído por Mestre Valentim, o Passeio Público foi construído no século XVIII e logo incorporado ao cotidiano das famílias nobres da cidade, que o fizeram de ponto de encontro. Em meados do século XIX, o Passeio foi revitalizado pelo botânico e paisagista francês Auguste François Glaziou, que reformulou seus jardins mas manteve intocadas as obras de Mestre Valentim.
Revert Henrique Klumb
Rio de Janeiro
1858

Canindé, ex-votos
Arquivo/Coleção: Marcel Gautherot
010CECA05716-05724.jpg
Canindé, ex-votos
O dia de São Francisco das Chagas é comemorado em 4 de outubro. É em Canindé, cidade pequena no sertão do Ceará, que acontece a segunda maior peregrinação dedicada a São Francisco, perdendo apenas para a romaria em Assis, a cidade natal do santo. A peregrinação é tão grande, com em média cerca de dois milhões de fiéis, que o Vaticano elevou a Igreja de São Francisco de Canindé a Basílica, o que indica que a cidade está entre os centros católicos mais importantes de peregrinação. Ex-voto é o termo que designa pinturas, estatuetas e variados objetos doados às divindades como forma de agradecimento por um pedido atendido.
Marcel Gautherot
Canindé
circa 1953

Aspectos de Belo Horizonte
Arquivo/Coleção: Marcel Gautherot
010MGBH09400-09407.jpg
Aspectos de Belo Horizonte
Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais e tem uma área de aproximadamente 331 km². Segundo a última estimativa do IBGE, feita em 2015, sua população é de 2 502 557 habitantes, sendo o mais populoso município de Minas Gerais, o terceiro da Região Sudeste, depois de São Paulo e Rio de Janeiro, e o sexto mais populoso do Brasil.
Marcel Gautherot
Belo Horizonte
1955

Igreja Nossa Senhora do Carmo
Arquivo/Coleção: Marcel Gautherot
010MGCA21076-21077.jpg
Igreja Nossa Senhora do Carmo
A Igreja Nossa Senhora do Carmo foi concluída em 1772, tendo sido um projeto de Manuel Francisco Lisboa, posteriormete modificado por seu filho Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Marcel Gautherot
Centro
1959

Avenida Presidente Vargas; ao fundo, a Igreja de Nossa Senhora da Candelária
Arquivo/Coleção: Brascan - Cem Anos no Brasil
013RJ004022.jpg
Avenida Presidente Vargas; ao fundo, a Igreja de Nossa Senhora da Candelária
Autoria não identificada
Centro
circa 1948

Rio São Francisco
Arquivo/Coleção: Henri Ballot
023-RS_Francisco_36.jpg
Rio São Francisco
Série de fotografias produzidas para matéria da Revista O Cruzeiro de 07/09/1957, intitulada "A Lapa sem retoque", sobre a vida de miséria e fé em Bom Jesus da Lapa. O rio São Francisco nasce na serra da Canastra, no estado de Minas Gerais, e encontra o mar entre Sergipe e Alagoas. Além desses estados, ele perpassa ainda o enorme território da Bahia. Por sua extensão e importância, o rio é chamado de Rio da Integração Nacional. Foi descoberto em 1501 por Américo Vespúcio que o nomeou de São Francisco, embora antes dele os índios o conhecessem por Opara, ou rio-mar.
Henri Ballot
Bom Jesus da Lapa
1957

Filtrar por:

Áreas

Acervo IMS de A a Z

Autoria

Assuntos

Pessoas

Locais

Documentos, Obras e Objetos

Técnicas

Suportes