Title: Praia de Santa Luzia, Avenida Beira-Mar, Palácio Monroe e arredores
Details
007_IMG_3749.jpg
Gilberto Ferrez
Gilberto Ferrez > Estereoscopias em vidro > Autocromos > Praia de Santa Luzia, Avenida Beira-Mar, Palácio Monroe e arredores
Praia Sª Luzia 1910
(Título original)
Praia de Santa Luzia, Avenida Beira-Mar, Palácio Monroe e arredores
(Título atribuído)
Marc Ferrez (Autoria)
1910(Data de produção)
A praia de Santa Luzia ficava em frente à igreja que tem o mesmo nome. Além do templo religioso também foi construída na extinta praia a Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, fundada em meados do século XVI e em funcionamento até hoje no mesmo local, que na época era uma região considerada isolada, devido ao Morro do Castelo. No início do século XX, a praia de Santa Luzia era uma opção de lazer para a população carioca. Porém, em 1905, o prefeito Pereira Passos mandou construir no local garagens para os barcos dos clubes de remo. Foi o início da descaracterização do espaço. Em 1922, com a derrubada do Morro do Castelo, foi construída a Esplanada do Castelo, mas ainda era possível nadar na praia de Santa Luzia, mesmo com a diminuição da faixa de areia. Na década de 1940, a ampliação do aterro para a construção do Aeroporto Santos Dumont eliminou o que restava da praia.
Fotografia publicada no portal Brasiliana Fotográfica.
Diapositivo - Vidro
AUTOCHROME / Corante e prata
COR
6(height) x 13(width)(imagem/dimensão total)
Externa, Paisagem, Praia, Igrejas e capelas, Arquitetura, Edifícios e prédios, Avenida Beira-Mar, Praia de Santa Luzia (Rio de Janeiro), Igreja de Santa Luzia (Rio de Janeiro, RJ), Centro da cidade
Fotografia geolocalizada para o projeto ImagineRio: https://www.imaginerio.org/pt
Pertencente à caixa 007CX 118 (caixa não fotografada).
"Praia Sª Luzia 1910" (notação à tinta na frente, parte superior esquerda).
Pertencente à caixa 007CX 118 (caixa não fotografada).
"Praia Sª Luzia 1910" (notação à tinta na frente, parte superior esquerda).
https://diariodorio.com/praias-extintas-centro-rio-de-janeiro/
Nascido em 1843 no Rio de Janeiro, Marc Ferrez, filho de franceses, registrou meio século de transformações ocorridas no país. Do Império à República retratou eventos históricos e projetos emblemáticos de reconhecimento do território e da modernização do país. Nas últimas duas décadas de sua vida experimentou a fotografia em cores e dedicou-se ao negócio do cinema, ao lado dos filhos, tornando-se um dos principais distribuidores e difusores da nova arte no Brasil. Após residir na França de 1915 a 1922, com um curto intervalo no Brasil em 1920, faleceu no Rio de Janeiro em 1923.
This image is in the public domain and can be downloaded freely. Please cite the author's name followed by Acervo Instituto Moreira Salles. IMS is not responsible for any edits or uses that may defame the intellectual property of the image.
Em domínio público
Marc Ferrez/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
